Endereço de correio eletrónico

ociclista@aeanadia.pt

sexta-feira, 20 de junho de 2014

As delícias gastronómicas da Bairrada

Um dos pratos regionais mais conhecidos é, sem sombra de dúvidas, o leitão da Bairrada. Este maravilhoso leitão tem sido nomeado uma das 7 maravilhas da gastronomia de Portugal. Podemos encontrar um leitão assado da Bairrada em vários restaurantes, na Estrada Nacional nº 1, entre Coimbra e Anadia, mas é principalmente na zona entre Anadia e a Mealhada que se encontram dezenas de restaurantes, dedicados à venda deste prato típico, que anualmente trazem milhares de turistas a esta região.
Amarelo, estaladiço e apaladado por séculos de tradição, o leitão da Bairrada é a maior riqueza gastronómica da região. Com o peso em vivo a oscilar entre os seis e os oito quilos, um mês, mês e meio de idade, o leitão sai do leite materno para se transformar numa iguaria ímpar famosa em todo o país. Temperado à boa maneira da tradição com uma pasta de sal e pimenta, metido no espeto durante duas horas em forno a lenha pelas mãos de especialistas nas voltas e mais voltas da sua confeção, amarelo como ouro na sua pintura a calor lento, o leitão é verdadeiramente um manjar divino.
Também temos o famoso espumante da Bairrada. Este espumante é um vinho que tem um nível significativo de dióxido de carbono, fazendo-o borbulhar quando servido. O dióxido de carbono resulta de fermentação natural, seja ela feita dentro da garrafa (método champenoise) ou fora dela (método Charmat). As borbulhas de CO2 que se formam durante o serviço são denominadas perlage.
  Ora, por estes e muitos mais motivos visite a região da Bairrada!



Ana Lúcia Amaral, nº 1, 8º E

Sem comentários:

Enviar um comentário