Endereço de correio eletrónico

ociclista@aeanadia.pt

sábado, 30 de abril de 2011

Dia do Trabalhador

1 de Maio de 2011
A celebração do 1º de Maio como Dia do Trabalhador remonta a 1886. Neste ano milhares de trabalhadores norte americanos manifestaram-se pelas ruas de Chicago. Reivindicavam a redução da jornada de trabalho para 8 horas diárias. Nesse mesmo dia nos EUA iniciou-se uma greve geral. A 3 de Maio assistiu-se a confrontos com a polícia dos quais resultaram a morte de alguns manifestantes. A 4 de Maio realizou-se nova manifestação organizada em protesto pelos acontecimentos dos dias anteriores. O lançamento de uma bomba por desconhecidos para o meio dos policiais, que começavam a dispersar os manifestantes, mata sete agentes. Este acto determina o término da manifestação, com a morte de mais doze pessoas e dezenas de feridos, fruto dos disparos efectuados pela polícia sobre a multidão. Estes acontecimentos ficaram conhecidos como a Revolta de Haymarket.
A 20 de Junho de 1889, a segunda Internacional Socialista, reunida em Paris decidiu por proposta de Raymond Lavigne convocar anualmente uma manifestação em luta pelas 8 horas de trabalho diário. O 1º de Maio foi escolhido de modo a homenagem a luta sindical efectuada em Chicago.
A 1 de Maio de 1891 uma manifestação no norte de França termina quando a polícia atira sobre os manifestantes e mata dez pessoas. Esse acontecimento reforça a luta dos trabalhadores neste dia e activa meses depois a proclamação pela Internacional Socialista, em Bruxelas, deste dia como dia internacional de reivindicação de condições laborais.
O senado francês ratifica, a 23 de Abril de 1919, as 8 horas de trabalho diário e proclama o 1º de Maio desse ano como feriado nacional.
Em 1920 é a vez da Rússia  adoptar o 1º de Maio como feriado nacional. Procedimento que é seguido por muitos outros países. Contudo, os Estados Unidos da América ainda não reconheceram este como o Dia do Trabalhador. Mas, em 1890 a luta dos seus trabalhadores culminou com a aprovação, pelo Congresso, da redução do dia de trabalho de 16 para 8 horas.
Em Portugal a comemoração do Dia do Trabalhador foi reprimida pela polícia, durante a ditadura do Estado Novo.
A comemoração livre do 1º de Maio  apenas se concretizou a partir da revolução de Abril, ou seja de Maio de 1974.  A partir deste ano este Dia passou a ser feriado nacional, também em Portugal.

A Equipa de O Ciclista

Sem comentários:

Enviar um comentário