Endereço de correio eletrónico

ociclista@aeanadia.pt

segunda-feira, 29 de abril de 2019

9.º Ano e agora?

Hoje foi-me proposto que fizesse uma pequena reflexão sobre a escolha que os alunos têm de fazer, quando finalizam o nono ano de escolaridade e ingressam no ensino secundário.
Na minha opinião, o nono ano ainda não é o momento adequado para se tomar uma decisão tão importante na vida de cada um dos adolescentes, porque parece-me que ainda não temos bem as certezas daquilo que queremos para o nosso futuro e, em alguns casos, depois de os jovens chegarem a ingressar no ensino superior, há aqueles que veem que afinal não era bem aquele curso que queriam e chegam mesmo a fazer outras escolhas, o que dificulta o seu percurso escolar, pois, muitas das vezes, têm de voltar atrás e o mesmo acontece com alunos que, no ensino secundário, optam no décimo ano de escolaridade por um curso e, mais tarde, constatam que não querem prosseguir estudos nessa área e voltam ao décimo ano para fazer outra opção.
Por tudo aquilo que acabei de apresentar, acho então, de facto, que neste momento é muito cedo para fazermos escolhas tão importantes. Sinceramente, considero que devíamos, em primeiro lugar, após a conclusão do terceiro ciclo, frequentar um ano em que nos fosse dada a possibilidade de conhecer “no terreno” um pouco de cada curso, quer do ensino regular quer do ensino profissional e só depois procedermos à escolha, porque, muitas das vezes, aquele curso que estamos menos à espera pode vir a ser o que mais gostamos. Mas claro que isto seria impossível, pois iria demorar muito tempo, porém, acredito que seria muito mais fácil para nós e que, no fim, não iríamos ter dúvidas que iríamos fazer a escolha certa.
Mediante o exposto, continuo a achar que ainda não temos a idade certa para tomar uma decisão tão importante como esta que ditará o nosso futuro.
Marisol Rodrigues, n.º 15, 9.º E


Sem comentários:

Enviar um comentário