Endereço de correio eletrónico

ociclista@aeanadia.pt

quinta-feira, 25 de abril de 2019

25 de Abril em Anadia



O Município de Anadia vai assinalar o 45.º aniversário da “Revolução de Abril” com um programa sociocultural que decorrerá de 23 de abril a 4 de maio, e que junta eventos promovidos pela Assembleia Municipal e pela Câmara Municipal de Anadia.
Uma exposição e um debate marcam a abertura das comemorações. Cedida pelo Centro de Documentação 25 de Abril, e patente na Biblioteca Municipal de Anadia, a mostra “Uma revolução em marcha” reúne algumas imagens das movimentações militares do 25 de abril de 1974, captadas em Lisboa pelo fotógrafo Alfredo Cunha. Esta exposição poderá ser visitada durante todo o período das comemorações, ou seja, de 23 de abril a 4 de maio, das 10h às 13 horas e das 14h às 19 horas, de segunda a sexta-feira, e no mesmo horário, mas com encerramento às 17 horas, aos sábados.
No dia 23 de abril, pelas 14h 30m, o Cineteatro Anadia acolhe mais uma edição de “O 25 de abril vivido pelos seniores e questionado pelos jovens”, um encontro intergeracional que pretende suscitar o debate entre alunos das escolas do concelho e cidadãos que, em idade adulta, viveram sob o regime do Estado Novo e testemunharam os acontecimentos da revolução de 1974.
No dia 25 de abril realizar-se-á a habitual sessão extraordinária da Assembleia Municipal de Anadia, que, tal como em 2018, terá como palco a Praça do Município, em Anadia. A receção às entidades e convidados ocorrerá pelas 9h 15m, dando lugar aos cumprimentos à Guarda de Honra, dez minutos depois. A cerimónia do hastear das bandeiras, execução do Hino Nacional e uma solta de pombos estão agendadas para as 9h 35m, seguindo-se, pelas 9h 45m, a sessão do órgão deliberativo do Município de Anadia.
Paralelamente, terá início, pelas 9h 45m, também em Anadia, o evento “Na Rota do Poder Local”, que reunirá veículos de duas rodas (bicicletas, ciclomotores e motociclos), automóveis antigos e “jipes”. Após a concentração no Vale Santo, este conjunto de veículos levará elementos de associações socioculturais e desportivas do concelho numa breve viagem pelas dez freguesias e uniões de freguesia de Anadia, rumo ao Mercado de Vilarinho do Bairro, onde, a partir das 13h 30m, terá lugar um convívio popular.
O programa prossegue no dia seguinte, 26 de abril, pelas 21h 30m, no Cineteatro Anadia, com a palestra “O 25 de abril e a democracia em Portugal”, que terá como oradores Jorge Lacão, deputado do PS e vice-presidente da Assembleia da República, Albino Almeida, presidente da Assembleia Municipal de Vila Nova de Gaia e presidente da Associação Nacional das Assembleias Municipais (ANAM), e José Manuel Pavão, ex-presidente da Assembleia Municipal de Mirandela e presidente fundador da ANAM.
No sábado, 27 de abril, no mesmo local e à mesma hora, tem início o Festival Sentir Anadia, que abre com o espetáculo “JAM – Especial Zeca Afonso”. Neste concerto, organizado pelo Club de Ancas e a Associação Cultural e Recreativa Cerca – S. Pedro, participam o grupo InCantus – Tocares e Cantares da Freguesia de Avelãs de Cima, Rob’s Angels, Four2one, e TheFounders, que são convidados a interpretar, para além do seu repertório, temas de Zeca Afonso. O espetáculo contará ainda com a participação especial da VitiStudentsBand. O Festival Sentir Anadia é um evento que envolve as associações culturais do concelho, e cujo programa integra quatro espetáculos distintos, a realizar até novembro próximo.
Serão Vitorino e o duo Cordis a encerrar o programa de evento previstos para o Cineteatro Anadia, com um concerto no dia 30 de abril, terça-feira, também pelas 21h 30m. A voz do Vitorino surgirá embalada pelo diálogo de cordas entre os dois instrumentos de Cordis: o piano e a guitarra portuguesa. O pianista Paulo Figueiredo e o guitarrista Bruno Costa exploram a riqueza harmónica e rítmica dos seus instrumentos, numa fusão de raízes e modernidade, tradição e inovação, ajudando a criar o envolvimento perfeito para canções como “Queda do Império”, “Leitaria Garret”, ou “Menina estás à janela”, entre tantas outras. Os ingressos já se encontram à venda e podem ser adquiridos no Cineteatro Anadia às sextas-feiras e sábados, das 20h00 às 23h00, estando igualmente disponíveis na bilheteira online – BOL (www.bol.pt), nos CTT, Fnac, Worten e noutros postos BOL. O bilhete tem o custo de oito euros, estando reservado um desconto de 50% aos portadores dos cartões Anadia Jovem e Anadia Sénior.
 Fonte:
            Município de Anadia - https://www.cm-anadia.pt/2014-04-02-14-30-50/notas-de-imprensa


Sem comentários:

Enviar um comentário