Endereço de correio eletrónico

ociclista@aeanadia.pt

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

A violência

A violência é o primeiro instinto (e diria quase "animal"), quando uma pessoa é provocada ou insultada.
Lembremos os animais. Estes são muito violentos, quando se sentem ameaçados e atacam, por isso nós, como pessoas que somos, temos inteligência para pensar antes de agir.
Quem é sábio, sabe que se alguém der um murro a outra pessoa é capaz de receber outro ou até mais. Ora, o que eu quero dizer com isto é que a violência gera mais violência.
Para quem é religioso, interpreta esta atitude como a bem-aventurança: "Felizes os mansos porque dominaram a terra". Tendo em conta esta frase, muitas pessoas que interpretam a Bíblia pensam da seguinte forma e com a qual eu até concordo: se nos empurrarem ou derem um murro, devemos dar um abraço ao inimigo, com a certeza de que não haverá violência mesmo mostrando fraqueza, isto é o significado, então, de "manso" em relação ao ser humano.
Acho assim que poderíamos seguir o exemplo bíblico de "mansos", porque de certeza que não seremos vítimas de agressão ou, então, verão o inimigo a sofrer. É isto que nos torna Homens, e não é por andarmos de pé, mas sim por termos inteligência e quanto à violência, se pensarmos bem, é um instinto animal, que qualquer um sem inteligência e consciência porá em prática.
Para finalizar, deixo-vos com um lema de vida já muito antigo: "Violência só gera violência!" Acabemos, então, com ela!



José Costa, nº 10, 9º A

Sem comentários:

Enviar um comentário