Endereço de correio eletrónico

ociclista@aeanadia.pt

sábado, 1 de fevereiro de 2014

30 anos de Património Mundial Português



Convenção para a Proteção do Património Cultural e Natural do Mundo foi adotada pela Conferência Geral da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) em Novembro de 1972. Nessa data mais de uma centena e meia de países aderiram a essa Convenção e Portugal juntou-se-lhe em 1979.
 O acontecimento que suscitou preocupação pelo património mundial foi a decisão de construir a grande barragem de Assuão no Egito, com a qual se inundaria o vale em que se encontravam os templos de Abu Simbel, um tesouro da antiga civilização egípcia. Em 1959, a UNESCO decidiu lançar uma campanha internacional a partir de uma solicitação dos governos do Egito e Sudão.
Acelerou-se então a pesquisa arqueológica nas áreas que seriam inundadas. Nesta sequência e para preservar o património cultural existente no local, os templos de Abu Simbel e Filae foram então completamente desmontados, transportados para um terreno a salvo da inundação e aí reconstruídos novamente.
 Todos sabemos que em muitas zonas do globo resultado das mais variadas razões o Património encontra-se em risco, por isso a Diretora Geral da Unesco - Irina Bokova, pediu no início de 2013 que o mundo inteiro proteja o Património da Humanidade de danos, caos e roubos.  
O Programa de Classificação da Unesco tem vindo a catalogar e preservar locais de excecional importância cultural ou natural, como Património comum da Humanidade. Esses locais podem ser uma floresta, cordilheira, lago, deserto, edifício, cidade, complexo, conjunto ou paisagem.
A história da presença portuguesa na restrita lista do Património Mundial da UNESCO começou em Dezembro de 1983, quando esta entregou aqueles títulos ao Centro Histórico de Angra do Heroísmo, nos Açores, ao Mosteiro da Batalha, Mosteiro dos Jerónimos e Torre de Belém, em Lisboa, bem como o Convento de Cristo, em Tomar. Por este facto recordamos os 30 anos de Património da Humanidade Português, razão para orgulho e certamente vontade em conhecê-lo.

Em Portugal, a UNESCO já efetuou 15 classificações como Património da Humanidade, entre centros históricos, sítios arqueológicos, paisagens culturais, e parques naturais.


1. Centro Histórico de Angra do Heroísmo – ilha Terceira dos Açores (1983)
2. Mosteiro dos Jerónimos e Torre de Belém – Lisboa (1983)
3. Mosteiro da Batalha (1983)
4. Convento de Cristo – Tomar (1983)
5. Centro Histórico de Évora (1988)
6. Mosteiro de Alcobaça (1989)
7. Paisagem Cultural de Sintra (1995)
8. Centro Histórico do Porto (1996)
9. Sítio de Arte Rupestre Pré-Histórico do Vale do Côa (1998)
10. Floresta Laurissilva da Madeira (1999)
11. Centro Histórico de Guimarães (2001)
12. Paisagem Cultural do Alto Douro Vinhateiro (2001)
13. Paisagem Cultural da Vinha da Ilha do Pico (2004)
14. Praça Forte de Elvas (2012)
15. Universidade de Coimbra, Alta e Sofia (2013)

Estes contributos portugueses para a História Mundial são de visita obrigatória e um bom pretexto para conhecer o país de norte a sul. Iremos dá-los a conhecer ao longo do presente ano.


ano turma E, professora Teresa Paula Carapinha (História)

Sem comentários:

Enviar um comentário