Endereço de correio eletrónico

ociclista@aeanadia.pt

sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Dia Mundial das Doenças Raras

28 de Fevereiro de 2014

O Dia Mundial das Doenças Raras comemora-se a 28 de Fevereiro. Este dia é celebrado em mais de 60 países e pretende alertar a população para este tipo de doenças e para as dificuldades enfrentadas pelos doentes que sofrem de doenças raras.
São doenças crónicas, graves e degenerativas que colocam em risco a vida dos doentes. Na União Europeia, consideram-se doenças raras as que têm uma prevalência inferior a 5 em 10 000 pessoas.
O número de doenças raras situa-se entre 6 000 a 8 000 e a maioria é de origem genética. Estimando-se que as doenças raras afetem perto de 40 milhões de pessoas na Europa, em especial crianças. Semanalmente são descobertas novas doenças raras. A sua deteção é um processo demorado e minucioso, dado que as manifestações e sintomas deste tipo de doenças podem ser lentos e demorar anos.
As doenças raras também afetam a população portuguesa, em média 5 a 6% poderá vir a sofrer de uma doença rara.
As genéticas e as reumatológicas são as doenças raras mais frequentes e, devido ao baixo número de incidências registadas, alguns tipos de cancro são, também, considerados doenças raras.

O texto que hoje apresentamos, não fala, de forma alguma, de doenças raras. Mas, antes como a Margarida nos refere, e, infelizmente, de doenças da “moda”. Por isso, o apresentamos no dia de hoje. Porque consideramos importante que todos o leiam com a atenção que lhe é devida.

Graça Matos, O Ciclista


A anorexia e a bulimia, a “moda” do século XXI

A anorexia e a bulimia fazem parte do grupo de transtornos alimentares, sendo ambos uma grave perturbação no comportamento alimentar que muitas vezes levam à morte.
São várias as causas destes comportamentos, que passam por vários fatores como genéticos, biológicos, psicológicos, familiares e socioculturais, devendo, portanto, para o seu tratamento, recorrer a profissionais de várias especialidades, como médicos, psiquiatras, psicólogos e nutricionistas.
Os portadores destes distúrbios têm em comum uma preocupação excessiva com o peso, medo de engordar e uma distorção da imagem corporal, já que a pessoa não se vê conforme se apresenta na realidade, vê-se sim mais gorda.
Geralmente este transtorno apresenta-se com muito mais frequência entre adolescentes do sexo feminino e com boa condição socioeconómica e cultural.  
Ambas são doenças crónicas, de difícil controlo. Sendo assim, é necessário o acompanhamento a longo prazo e as recaídas são frequentes.
A anorexia e a bulimia nervosas são distúrbios da conduta alimentar caracterizados por abstenção voluntária de alimentos e pela ingestão compulsiva, seguida de métodos purgativos, respetivamente.


Margarida Carlota Lagoa, nº 14, 9º A

Sem comentários:

Enviar um comentário