Endereço de correio eletrónico

ociclista@aeanadia.pt

sábado, 7 de dezembro de 2013

Uma grande aventura

 Dia Internacional da Aviação Civil

O Dia Internacional da Aviação Civil  é celebrado para marcar a assinatura da Convenção sobre a Aviação Civil Internacional.
A Aviação Civil diz respeito a qualquer utilização não militar da aviação. Estas utilizações são diversas, das quais se destacam: a aviação desportiva, os voos panorâmicos e acrobáticos, as aeronaves experimentais, ultraleves e transporte de passageiros e cargas com fins comerciais.
 




Uma grande aventura

Havia um menino chamado João que tinha um sonho, gostava assim de conseguir voar num avião. Mas os seus pais achavam essa ideia um pouco absurda e não lhe davam muita saída.
O João habitava ao pé de um aeroporto. Todas as manhãs, via bem cedo os aviões levantarem voo. Nos dias que ia à escola, passava pela entrada do aeroporto e imaginava como seriam as coisas lá dentro.
Um dia, a caminho da escola, o João viu afixado na entrada do aeroporto um anúncio que lhe chamou a atenção. O anúncio fazia referência a um peditório para a reconstrução e alguma manutenção de um lar de idosos, considerados carenciados. Cada pessoa poderia contribuir com o que pudesse e ser-lhe-ia atribuída uma senha para um sorteio. Mas o que mais o fascinou foi o facto de o prémio ser uma viagem à Madeira e logo de avião.
Ao chegar a casa, comentou com a mãe o anúncio que observara. Claro que lhe pediu logo para participar. Contudo, esta não lhe respondeu como ele esperava, pois indignada indagou:
- Estás doido?
- Não, mas como eu sempre quis andar de avião. - respondeu ele.
- Vamos ver, pensa mas é em tirar boas notas. - declarou a mãe.
- Ok, mas não vais contribuir? - inquiriu ele.
- Logo se vê. - afirmou ela.
A ideia de viajar de avião continuou a persegui-lo, razão pela qual se aplicou um pouco mais na escola. Inicialmente tudo lhe parecia muito fácil, mas na prática não era bem assim.
Rapidamente chegou o final do período e, consequentemente, o dia da publicação das pautas e da receção da informação de avaliação. Nesse dia, a mãe foi à escola e, para seu grande espanto, a Diretora de Turma informou-a que no momento o João era o melhor aluno da turma.
No dia de Natal, teve uma grande surpresa: recebeu a senha que tanto desejava. O sorteio realizava-se nesse mesmo dia, mas a informação que tinha sobre o sorteio era tão escassa que a ideia de poder viajar de avião parecia cada vez mais remota. O dia foi passando lentamente e ao fim da tarde, o pai dirigiu-se a ele muito eufórico, contente e a cantar um número que lhe parecia 155. Lembrou-se então que esse era o número da sua senha. Compreendeu finalmente o que se passava e pôde, juntamente com o pai, cantarolar:
- Ganhámos! Ganhámos!
- Afinal ganharam o quê? - perguntou a mãe.
- A viagem à Madeira. - respondeu ele.
A mãe ofereceu bastante resistência em acompanhá-los na viagem, mas conseguiu fazê-lo devido à persistência do João.
A viagem foi inesquecível para todos. A mãe, por sua vez, conseguiu perder pelo menos grande parte do medo que tinha em andar de avião. O pai reafirmava extasiado que aquela viagem era certamente um sonho tornado realidade. O João estava mesmo nas nuvens e constatava que não se deve desistir dos sonhos.

Rúben Saldanha, O Ciclista

1 comentário: