Endereço de correio eletrónico

ociclista@aeanadia.pt

sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Nelson Mandela

Nelson Rolihlahla Mandela, o primeiro Presidente negro da África do Sul, faleceu ontem, dia 5 de dezembro, com 95 anos de idade, na sua casa em Joanesburgo.
O anúncio foi feito pelo atual Presidente sul-africano, Jacob Zuma. Madiba, como era conhecido na África do Sul, já se encontrava em estado grave há quatro meses.
Nelson Rolihlahla Mandela nasceu a 18 de julho 1918, perto de Umtata, capital da reserva de Transkei, no seio da família real da tribo Themba, chefiada pelo seu pai, Henry Gadla Mandela. 
Advogado e líder incontestável da luta antiapartheid, Nelson Mandela foi um homem de gestos grandiosos. Muitos lhe são reconhecidos, O Ciclista relembra aos seus leitores aquele em que ele, após 27 de prisão, aceitou a sua saída, apenas quando recebeu garantias de que todos os outros prisioneiros políticos seriam libertados como ele.
Símbolo da reconciliação e do perdão, Mandela foi o líder histórico do ANC e o mais emblemático resistente contra o Apartheid, regime de segregação racial imposto na África do Sul até 1994. Ano em que Mandela foi eleito o primeiro Presidente negro na África do Sul, após ter saído da prisão. Desempenhou este cargo até 1999 e tornou-se num dos principais estadistas do século, como referência na luta contra a segregação racial. Ficou conhecido pelos seus compatriotas como o patriarca da "nação do arco-íris". 
A sua longa vida foi essencialmente dedicada à defesa dos direitos humanos e igualdade racial. Em 1993 recebeu o Prémio Nobel da Paz juntamente com Frederik de Klerk.
O Ciclista presta-lhe esta pequena e singela homenagem deixando à família as sinceras condolências.
Para um Grande Homem cujo legado se estende para além das fronteiras de África do Sul e permanecerá na História muito além do seu longo tempo de vida.
Um eterno descanso!



A Equipa d’O Ciclista

Nota:

Edição especial d'O Ciclista.
Fotografias retiradas da Internet.


Sem comentários:

Enviar um comentário