Endereço de correio eletrónico

ociclista@aeanadia.pt

terça-feira, 3 de dezembro de 2013

“Eu sou tetraplégico e nunca vi ninguém a olhar com desdém para mim. Sabes porquê? Porque essas pessoas eu nem sequer as vejo.” *

A meu ver, e na minha mais sincera opinião, este comentário mostra muito da essência do ser humano como ser pensante e dotado de conhecimento, que o é.
Acredito que seja difícil, já que nunca o experienciei, viver com uma doença física seja ela qual for, muito mais quanto esta é grave e visível. No entanto, admito que existem contra-sensos no que diz respeito a esta temática, já que um olhar “desdenhoso” pode não passar de um simples olhar de “conivência” que o lesado sente como ofensa.
Há toda uma diversidade de interpretações possíveis a um olhar.
Pegando neste exemplo, que é apenas UM exemplo, podemos perceber que este lesado ignora totalmente as pessoas que olham com “desdém” para ele. Mas e se este olhar que ele fala não fosse um olhar depreciativo? E se estas pessoas estivessem a olhar para o seu interior e não para o exterior? E se estivessem com vontade de se aproximar e ele poder afastá-las só por ter “medo de ser julgado”?
Todas as pessoas são diferentes e é a aprender nessa diferença que se alcança a felicidade.
Um homem, mesmo que lesado, não deixa de ser ele mesmo, não deixa de ser ele próprio e não precisa de se isolar por vergonha ou receio.

Admito ainda que nos inserimos numa sociedade de preconceitos, numa sociedade que ainda rejeita o diferente e com muitas vulnerabilidades. No entanto, acredito que é no mudar a consciência das pessoas que se dá pequenos passinhos face a algo maior.
Primeiro, olhar para nós de forma mais positiva, depois fazê-lo aos outros e depois esperar que os seres humanos se juntem com mais vigor e amizade e fraternidade entre si.
É difícil? Muito. Mas é possível? Sim! Juntos e ao interpretar olhares mais positivamente, acreditando que nem todos os Homens são iguais e o preconceito devia ser de facto abolido.

Ana Francisca Marques, O Ciclista

Notas:
*   Comentário feito por Eduardo Jorge, um tetraplégico, de Concavada, Abrantes, a 5 de Dezembro de 2010, no blogue d’O Ciclista.
Fotografia retirada do sítio da Internet :
Nós tetraplégicos”, https://plus.google.com/102506454932276941005/posts, onde se encontra Eduardo Jorge.
O Ciclista celebra, assim, o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, dia 3 de dezembro.

Sem comentários:

Enviar um comentário