Endereço de correio eletrónico

ociclista@aeanadia.pt

sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

O meu irmão e os voluntários do Pediátrico de Coimbra

"O Voluntário é o indivíduo que de forma livre, desinteressada e responsável se compromete, de acordo com as suas aptidões próprias e no seu tempo livre, a realizar ações de voluntariado no âmbito de uma organização promotora".
No Hospital Pediátrico de Coimbra, o Projeto "Voluntários por um Sorriso" teve início no ano 2000, direcionado para o apoio à criança com cancro, em internamento. Dado o impacto e os benefícios que este projeto proporcionou na diminuição da ansiedade da criança internada e o empenho e dedicação com que os voluntários desenvolveram a sua atividade, motivou o alargamento deste projeto, a partir de 2002, aos Serviços de Internamento e Ambulatório, Cardiologia e Centro de Desenvolvimento da Criança.
Há algum tempo tive a oportunidade de perceber o impacto que o voluntário tem sobre as crianças internadas neste Hospital Pediátrico, nomeadamente naquelas que vão ser operadas, pois o meu irmão teve que ser operado. Claro que ele estava cheio de medo e ansioso, enquanto esperava pela sua vez para ir para o bloco operatório. Entretanto, quando estava a ser preparado para a operação, estavam a pôr-lhe o soro, apareceram dois voluntários vestidos de palhaço e começaram a falar com o meu irmão de uma maneira muito engraçada. Fizeram algumas brincadeiras com ele, de tal forma que ele se esqueceu que lhe estavam a pôr um soro.
Penso que este tipo de projeto, que não traz custos económicos para as instituições, é importante para aliviar o sofrimento e a dor de quem necessita, promove o espírito de entreajuda nas pessoas e uma sociedade mais solidária.
Entretanto, enquanto navegava pela Net, encontrei um vídeo no youtube sobre a comemoração do Ano Europeu do Voluntariado, celebrado em 2011 e intitulado “Sê voluntário, Faz a diferença! 2011, Ano Europeu do Voluntariado. Desconheço o autor, mas achei-o muito interessante e decidi partilhá-lo com todos os leitores d’O Ciclista.



Manuel Garruço, O Ciclista


Nota:

O Ciclista celebra, assim, o Dia Internacional do Voluntariado, dia 5 de dezembro.

 

Pedimos desculpa pelo dia de atraso, mas houve um problema no correio eletrónico e o trabalho do Manuel não chegou à “nossa redação” a tempo de ser ontem publicado. Mas, lá diz o ditado: “mais vale tarde, do que nunca!”.

1 comentário:

  1. Assisti, e tempos a alguns momentos fantásticos da atuação dos Drs. Palhaços e são tão agradáveis que as crianças se perdem na fantasia e esquecem momentaneamente a dor!
    Como foi bom vê-los sorrir. Embora por breves momentos, mesmo sabendo que daí a pouco os seus rostos fiquem cobertos de imensas lágrimas dolorosas.
    Obrigada Manuel, por me lembrares aquilo que eu havia remetido para um cantinho do meu subconsciente e que me fez feliz um dia. Infelizmente foi breve esse momento e tudo acabou!
    Mas, fez-me bem relembrá-lo e ainda o recordo com imensa saudade e é a ele que eu me apego.
    Uma mãe que nunca o deixará de ser!

    ResponderEliminar