Endereço de correio eletrónico

ociclista@aeanadia.pt

sábado, 8 de junho de 2013

Escola Básica nº 2 de Vilarinho: VII Caminhada pelo Coração

A Escola Básica nº 2 de Vilarinho do Bairro, integrante do Agrupamento de Escolas de Anadia, levou a efeito a sétima edição da Caminhada pelo Coração. Decorreu no passado dia 22 de Maio, entre as 11.00 e as 17.00 horas, no âmbito do Projecto de Educação para a Saúde (PES), constando de uma caminhada entre a escola e a Lagoa de Torres, numa distância total aproximada de 10 Km.
O desenvolvimento desta actividade teve como objectivo principal envolver a comunidade escolar em práticas que aumentem a qualidade de vida e o bem-estar, para além de pretender sensibilizar toda a comunidade educativa para a necessidade da protecção ambiental e para a protecção da saúde e desenvolver hábitos de vida saudáveis.
A partida em direcção à Lagoa de Torres foi dada pouco depois das 11 horas, tendo em conta alguns cuidados, nomeadamente, roupa e calçado confortável, água, boné e protector solar, visto que o sol apresentava já alguma força.
Esta iniciativa obteve mais um êxito assinalável, pois estiveram presentes quase 300 participantes, quase todos tendo feito o percurso a pé! Se o número de participantes é ligeiramente inferior ao do ano passado, nomeadamente em relação aos alunos, já em proporção esse número aumentou. É que dos cerca de 275 alunos da escola apenas não aderiram 34, quase todos dos 8º e 9º Anos! Este facto merece tanto maior destaque quanto mais nos recordarmos que à 4ª f. de tarde não há aulas nesta escola. Portanto, todos os alunos que participaram prescindiram de uma tarde de liberdade em casa, trocando umas horas de TV, computador, bicicleta ou outras quaisquer diversões por uma tarde de agradável convívio com os colegas e demais participantes, bem como ainda de convívio com a Natureza.
Também participaram cerca de 50 adultos, incluindo Professores, Encarregados de Educação, Assistentes Operacionais e Assistentes Técnicos da Escola, um elemento da Direcção da Associação de Pais, Enfermeiras do Centro de Saúde de Anadia e elementos da Junta de Freguesia de Vilarinho do Bairro. Destaque, ainda, para a já tradicional participação da Srª Vereadora da Educação da Câmara Municipal de Anadia, Drª Rosa Tomás, que desde a primeira hora abraçou este projecto e sempre tem marcado presença na caminhada.
No fim do almoço, previamente confeccionado na escola pelas assistentes operacionais de cozinha, desenrolou-se a primeira eliminatória do Concurso "Atreve-te a cantar", sob orientação da Profª Marily. A participação foi grande, contando com 27 concorrentes.
Também durante a tarde decorreram algumas actividades, levadas a cabo pelas turmas B e C do 9º Ano. No âmbito do Programa da disciplina de Ciências Naturais, no capítulo sobre “Opções que interferem no equilíbrio do organismo”, os alunos trabalharam a temática da actividade física. Por isso, dinamizaram algumas actividades que decorreram durante a tarde, como a caça ao tesouro, jogos tradicionais e uma prova cega (identificação de sabores de frutos com os olhos vendados).
Entretanto, numa iniciativa da Profª Paula Lucas, decorreu o concurso de fotografia “Momento saudável”. Foi um concurso no âmbito da disciplina de Educação Visual e foi aberto a todos os alunos da escola.
Esta actividade foi abrilhantada, ainda, com a presença da maior parte das entidades com responsabilidades no Agrupamento de Escolas de Anadia, nomeadamente dos seus principais órgãos de gestão.
Há exactamente um ano atrás dizíamos que êxito desta iniciativa era cada vez mais assinalável, cada ano que passa, o que levava a equipa coordenadora a encarar já como uma certeza a realização da sua 7ª edição. Esta 7ª edição foi um êxito ainda maior, pelo que no próximo ano terá que se repetir.
Mas para este êxito ser possível tornou-se necessária a colaboração de muitas pessoas ou entidades, às quais a Coordenadora do Projecto Educação para a Saúde faz questão de agradecer. Antes de mais, à Câmara Municipal de Anadia e à Junta de Freguesia de Vilarinho do Bairro, pelo patrocínio que possibilitou que houvesse camisolas para todos os participantes. Autarquias e Escolas são entidades com grandes responsabilidades na sociedade actual, que muitas vezes se complementam. Por isso, uma colaboração mútua traduz-se sempre em benefícios para toda a comunidade educativa.
Igualmente a merecer um enorme agradecimento encontra-se a Coordenadora da Escola, Educadora Olga Allen, incansável desde o primeiro minuto a colaborar na organização desta actividade, um autêntico “braço direito” para a Coordenadora do Projecto Educação para a Saúde.
Também foi essencial a colaboração de todos os Directores de Turma e restante pessoal docente. Só a colaboração de todos permite levar a bom termo actividades deste género, envolvendo grande número de alunos fora do seu contexto escolar.
Foi ainda inestimável a colaboração de boa parte do pessoal não docente, baseada na boa vontade e em algum voluntariado, extravasando mesmo as competências atribuídas. De outra forma a actividade não teria decorrido tão bem.
Destaque, ainda, para a já tradicional presença dos Bombeiros Voluntários de Anadia, sempre disponíveis para colaborar nesta actividade, com uma ambulância e dois efectivos.
O Núcleo Escola Segura da GNR também prestou uma colaboração inestimável, com dois elementos a deslocarem-se no respectivo veículo, para patrulha dos locais com trânsito mais potencialmente mais perigoso, mas ainda com outros dois elementos a participarem mesmo na Caminhada.
De igual modo, deve realçar-se a evolução no espaço do Parque da Lagoa de Torres, muito mais cuidado do que em anos anteriores. Tal deve-se à Liga de Amigos da Lagoa, cujo mandato se está a iniciar, tendo mesmo o seu presidente aberto o bar. Essa situação permitiu o fornecimento de vários produtos, evitando eventuais deslocações para estabelecimentos próximos, com todo o acréscimo de segurança para os alunos que daí resultou.


Rui Godinho, Professor

Sem comentários:

Enviar um comentário