Endereço de correio eletrónico

ociclista@aeanadia.pt

sexta-feira, 28 de julho de 2017

“Despachos” de uma Professora Bibliotecária ~ Escola Básica de Vilarinho do Bairro



No princípio era verbo e a palavra fez-se futuro, agora já pretérito. Sem o vento que as arraste, registadas e perenes, restam as ações fixadas num breve relato.

Mês Internacional das Bibliotecas Escolares
Assim decorreu na Biblioteca da Escola Básica de Vilarinho do Bairro a descodificação do mundo a ela associada:

·         Dia 12 de Outubro -  Exposição e palestra sobre a “Guerra Colonial”, na Biblioteca Municipal de Anadia, para as turmas de 6.º ano. Inserindo-se este tema no programa da disciplina de História e Geografia de Portugal, e sendo manifesta a falta de conhecimento dos nossos jovens sobre uma guerra que afetou o nosso país entre 1961 e 1974, esta palestra, gentilmente realizada pelos ex-combatentes, Joaquim Gaspar, José Girão e Mário Santos, revestiu-se de muita importância.
·         Dia 14 de outubro - "X Mostra de Sopas", integrada no "Dia Mundial da Alimentação" (PES – Projeto Educação para a Saúde), a Biblioteca associou-se, como velho hábito de dois lustros, confecionando uma sopa, exótica no paladar e no tema, “sopa chinesa de frango com legumes e ovos”. Este ano trouxe a cultura oriental de algumas sopas e sua história transcritas num desdobrável, “No Oriente a Soja é rainha”, além de objetos associados à alimentação (tijelas e colheres de porcelana, bule e chávena de chá, pauzinhos...), receitas, variados chás, outros produtos e artefactos decorativamente expostos no átrio da nossa escola, enquanto decorreu a mostra e prova de sopas.
·         17 a 21 de outubro, “Leia + e coma Melhor! - "Dia Mundial da Alimentação", também na nossa Biblioteca - por cada livro requisitado, uma peça de fruta. E foram muitos os alunos que requisitaram livros, comeram fruta e levaram consigo um dos diversos marcadores de livros produzidos através da criatividade de um Colega da equipa da Biblioteca. Este momento de sensibilização teve como objetivo os benefícios de uma alimentação saudável associada à leitura.
·         25 de outubro - a Escritora Conceição Oliveira veio apresentar o seu livro infantil, “Ramiro e o Moliceiro – Entre a Ria e o Palheiro”, aos alunos do 1.º CEB da nossa escola. Deliciou e cativou com a sugestiva mostra de objetos associados à obra: moliceiros, palheiros, rede de pesca e os fantoches com as personagens da história (a Madrinha, o Tritão, a Sereia, o Ramiro e a "Ti "Bárbara).
·         27 de outubro – a “Rádio Clube da Pampilhosa – Bairrada Primeiro” esteve na nossa escola a gravar uma peça de 3 minutos, para a sua rubrica “Vamos à Escola”, cabendo a duas alunas do 4.º ano a leitura de um texto da autoria da Professora Bibliotecária, cujo tema foi precisamente o “Mês Internacional da Biblioteca Escolar. Quanta honra!
·         Quase a terminar o MIBE, ainda houve tempo para a abertura do passatempo “Postcrossing” (cruzamento de postais): receber postais reais através de uma rede virtual. “Cada troca é única e acontece sempre com pessoas diferentes. Deste modo, o sistema assegura que os postais que se recebem vêm sempre de sítios inesperados.” (citado por Ana Campos, namorada de Paulo Magalhães, o autor deste projeto). Os postais ilustrados foram produzidos pela Biblioteca Escolar e versaram a temática dos livros, autores, tecnologias, literacias, etc.. Lançou-se o desafio e houve muitos alunos a participar. Um grande estímulo para o desenvolvimento das competências da língua inglesa, pois as mensagens que os alunos enviaram, foram escritas nesta língua.
21 de novembro - os alunos do Centro Escolar de Paredes do Bairro e da Escola do 1.º ciclo de Poutena, receberam a visita da Escritora Joana Estima, que os deliciou com a leitura de excertos de dois dos seus livros: “As Pegadas Misteriosas” e “O Elefante que não queria dormir”. Dois contos, cujas personagens são os animais que povoam os sonhos infantis e que fazem com que as crianças se tornem mais amigas da Natureza e compreendam melhor a necessidade do bem dormir para a sua aprendizagem escolar.
Joana Estima apresentou também outro dos seus livros “À Tua Volta: As Energias Renováveis”, uma obra focada no ambiente e na forma como este pode ser aproveitado pelo Homem, sem os impactos nocivos e poluentes das energias tradicionais.
12 de dezembro, os alunos do 1.º ciclo e das turmas de 5.º, 6.º e 7.º anos da nossa escola visitaram a “VII Feira Municipal do Livro”, na Biblioteca de Anadia, tendo o privilégio de estar com o Escritor, Carlos Baldaia e o seu livro “Quatro Patas”. Foram mais de 100 alunos que aproveitaram este contacto direto com uma tão grande variedade de livros, tendo ainda a possibilidade de assistir à apresentação de uma obra literária, travando diálogo com o escritor que a escreveu.
18 de dezembro – “Tarde de Poesia”, durante o “Anatália” (Praça do Município), na tenda existente para as atividades constantes no evento, que as nossas alunas aqueceram aquele fim de tarde de invernia: Francisca Vieira leu com emoção frases poéticas sobre a época natalícia da autoria de seus colegas (turma de 3.º e 4.ºano). Ana Fadiga, do 6.º ano, declamou um lindo poema sobre a Paz produzido por si e o 3.º ciclo esteve representado por Marta Mota, Catarina Oliveira e Júlia Trancho que encantaram pela sugestiva interpretação poético musical. As sus vozes afinadas souberam transmitir o texto em Inglês, pois a letra de uma canção também é Poesia.
18 de janeiro foi dia de apuramento na nossa Biblioteca dos alunos que se propuseram a dois concursos de leitura: 4.ª edição do “Concurso Intermunicipal de Leitura” (CIL), cuja organização é da responsabilidade das Bibliotecas Municipais da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA), da qual fazem parte 11 municípios do distrito e a 11ª edição do “Concurso Nacional de Leitura”, da alçada do Plano Nacional de Leitura (PNL) e da Rede de Bibliotecas Escolares (RBE).
Num total de 26 alunos distribuídos pelos 2.º e 3.º ciclos, mais 3 alunas do 4.º ano, foram realizadas as provas escritas a nível de escola.
30 de janeiro – Ida ao teatro: alertar os alunos para a utilização correta e segura das tecnologias de informação foi o objetivo da peça de teatro, ao abrigo do programa “Comunicar em Segurança” promovida pela Fundação Portugal Telecom e magistralmente representada no cine teatro de Anadia, para as escolas públicas e privadas do concelho. A nossa escola, através da sua biblioteca, levou as turmas de 9.º ano e alunos do CEF a assistir à peça “ID - A tua marca na Net!". Os atores sobejamente conhecidos, Alexandre Silva, Pedro Górgia e Vicente Morais, fizeram-nos refletir acerca do conhecimento que é necessário ter na utilização segura e responsável da Internet, usando nos diálogos do texto dramático uma linguagem acessível e contemporânea para esta faixa etária de público.
22 de fevereiro - pré seleção da fase municipal da 4.ª Edição do “Concurso Intermunicipal de Leitura”, na Biblioteca Municipal de Anadia. Apuradas para a fase municipal (10 de março, no Cineteatro de Anadia):
2.º ciclo - Ana Fadiga
3.º ciclo - Joana Cruz
Suplentes:
2.º ciclo - Sara Rainho
3.º ciclo - Mariana Moniz
A final distrital decorreu em Albergaria-a-Velha.
10 de março – Palestra “Evocação da presença portuguesa na 1.ª Guerra Mundial (1914-1918), pela Dr.ª Alexandra Correia da Silva. Simbiose feliz entre o Grupo Disciplinar de História e Geografia de Portugal e a nossa Biblioteca.
10 de março – “Concurso Intermunicipal de Leitura” -  final municipal no Cineteatro de Anadia. Participaram as nossas alunas Ana Fadiga (2.º ciclo) e Joana Cruz (3.º ciclo), que obteve um honroso 2.º lugar). Marta Mota abrilhantou um dos momentos culturais.
Semana da Leitura, sob o mote «Ler Prazer - Ler p'ra Ser». Assim se vivenciaram experiências e partilhas:

·         17 de março - "Miúdos a Votos". A nossa Escola apresentou 9 candidatos às eleições a nível nacional. Uma grande jornada na Biblioteca!
Muito positiva, a afluência às urnas! Votaram 137 alunos num universo de 202 alunos.
·         20 de março - “Dia Mundial da Saúde Oral”, Projeto SOBE (Saúde Oral Bibliotecas Escolares: projeção de vídeos aos alunos do 1º ciclo e do 5º ano; desafio na produção de um conto a partir de um conjunto de imagens constantes no kit ofertado à Biblioteca e passatempos variados.
·         21 de março – “Poesia nas ruas de Anadia” (flashmob poético), com a parceria do Clube de Teatro da nossa escola. Na Rua do Correio e na Praça do Município. Um grande desempenho por parte dos nossos alunos!
·         23 de março - presença do Ilustrador e Escritor Pedro Leitão (1.º ciclo) e apresentação dos seus livros de Banda Desenhada, “As Aventuras de Zé Leitão e Maria Cavalinho”.
·         24 de março - presença do Escritor João Pedro Pio e apresentação do seu livro, "Uma Vida sem Chapéus" (turmas de 9.º ano).
20 de abril – “Memória da Revolução dos Cravos” - Uma aula repleta de emoções que o palestrante Dr. Fernando Cantanhede soube transmitir aos alunos de 6.º ano das duas escolas do Agrupamento de Anadia. Vivenciou os acontecimentos através da sua experiência, contando uma história real cheia de episódios do quotidiano, captando a atenção e levando à reflexão do que era a sociedade portuguesa antes do 25 de abril e os acontecimentos no momento revolucionário. Parceria do Grupo Disciplinar de História e Geografia de Portugal e das Bibliotecas Escolares (a nossa e a da EBSA).
24 de abril – “O 25 de Abril vivido pelos seniores e questionado pelos jovens”, no cineteatro de Anadia (turmas de 9.º ano). Projeção de um vídeo alusivo ao tema, testemunhos orais, seguido de debate.
28 de abril – “Encontros…”. A nossa Biblioteca marcou presença na festa do Agrupamento. Para além de vários cartazes sobre algumas das atividades que se desenrolaram neste ano letivo e que fizeram parte da decoração da barraquinha, a Professora Bibliotecária e o aluno, João Pedro Pereira promoveram um jogo de perguntas e respostas de várias áreas do conhecimento: Português, História e Geografia de Portugal, Ciências, Educação Alimentar e Vinha/Vinho. Esteve muito animado e concorrido o espaço onde aquele se encontrava, pois quem acertasse, recebia um rebuçado!
4 de maio- a nossa escola através da sua Biblioteca, fez-se representar na fase intermunicipal da XI edição do “Concurso Nacional de Leitura” que decorreu na Biblioteca Municipal e no Cine Teatro Alba, em Albergaria-a-Velha. Participaram 3 alunas do 3.º Ciclo: Sara Capela, Elisabete Neto e Marta Mota.
6 de junho – “IV Mostra de Saberes e Sabores” da nossa Escola. E claro, a presença da biblioteca escolar, muito concorrida e animada, com jogos, passatempos e um baú contendo livros, para usufruição da leitura! A manta e as almofadas ajudaram a criar um espaço acolhedor, para gáudio dos alunos, que as utilizaram bastante ao longo da tarde. Um agradecimento muito especial às alunas que se voluntariaram, para colaborar com a biblioteca (um hábito já enraizado). Cumpriu-se, pois, a tradição iniciada há 4 anos. Mais anos no devir, pois são estas iniciativas, a marca de estilo da nossa Escola!
Também ao longo deste ano... “Bibliovoluntário” - ser voluntário(a) por uma causa merece toda a gratidão e reconhecimento, pois a colaboração desprendida é a melhor forma de ajudar o próximo. Neste caminhar feito de afetos, rumo a uma formação para a cidadania (os valores são os alicerces), o agradecimento profundo da Equipa da Biblioteca da nossa Escola, por tanto préstimo e dedicação:
Doriana Pira
Mónica Pereira
Mariana Coelho
Sílvia Conceição
Vanessa Calado
Sara Capela
Margarida Coelho
Matilde Faria
Carolina Matos
Bruna Marinho
Letícia Melo
As alunas que durante este ano letivo estiveram presentes, numa sintonia perfeita com a Biblioteca da nossa escola.

Noémia Mª Machado Lopes (Professora Bibliotecária)
Escola Básica de Vilarinho do Bairro

Sem comentários:

Enviar um comentário