Endereço de correio eletrónico

ociclista@aeanadia.pt

terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Teatro debate

No dia 24 de novembro de 2014, numa segunda-feira, realizou-se, na Casa do Povo de Vilarinho do Bairro, uma atividade para todas as turmas do 8º ano de escolaridade e, mais tarde, devido à existência de mais vagas não preenchidas, também foi solicitada a presença de alguns alunos do 9º ano. Esta atividade esteve a cargo do grupo USINA que apresentou uma peça teatro debate intitulada: “Nem muito simples… nem demasiado complicado”.
Certamente, os nossos leitores, neste momento, devem estar a questionar-se: “O que é um teatro debate?”.
Uma sessão de debate teatral inicia-se pela representação de uma peça de teatro composta por pequenas histórias relacionadas com temáticas específicas, que reproduzem situações comuns no dia a dia, neste caso, dos adolescentes. Após a representação da peça, com a duração de aproximadamente trinta minutos, foram escolhidas algumas situações que foram novamente apresentadas. Desta vez, os jovens presentes intervieram quando acharam que deviam, colocaram assim as suas propostas de atuação, os seus caminhos, as suas abordagens, procurando em palco explorar de forma diferente as situações problemáticas com que se foram deparando. Esta segunda parte passou-se num tempo limitado, cerca de noventa minutos. Interpretou a peça uma equipa de dois ou três atores, conforme o tema, acompanhados por um moderador que apresentou o espetáculo e, claro está, moderou o debate.
Eis as cenas que nos foram apresentadas:
Cena 1: O primeiro passo.
Tema: Iniciar uma relação.
Hugo e Luísa já se viram nos corredores da escola. A sua timidez torna difícil a primeira conversa. Para que haja uma relação é preciso que haja um encontro. Mas para haver um encontro é preciso que alguém dê o primeiro passo.
Resolução: Para haver um encontro é preciso alguém dar o primeiro passo.

Cena 2: Uma questão de equilíbrio.
Tema: Gestão da relação.
Numa relação nem sempre é simples encontrar o seu espaço e saber respeitar o espaço do outro. Joana e Luís já namoram mas ele não gosta da maneira de vestir dela e ela é muito ciumenta. Como resolver esta situação? Talvez seja tudo uma questão de equilíbrio.
Resolução: Os dois devem sentir um pouco de ciúmes um do outro. Mas quando ela se veste de uma certa forma ele devia pensar que era para o agradar, ou vice-versa.

Cena3: Como sair desta?
Tema: Como terminar uma relação.
Começar uma relação é uma coisa, terminá-la acarreta outros problemas. Sobretudo quando se quer magoar o outro. Este é o dilema do Diogo em relação à Patrícia. Ela está muito apaixonada, mas com ele as coisas são um pouco diferentes.
Resolução: Ninguém pode forçar nada a ninguém, os dois devem ter o mesmo poder e mandarem da mesma forma.

Cena 4: Uma ocasião especial.
Tema: Início da sexualidade.
Pela primeira vez, desde que começaram a namorar, o Miguel e a Marta têm a oportunidade de passarem a noite juntos. O Miguel deseja-o muito, mas a Marta não se sente ainda preparada. O que se irá passar?
Resolução: Devem esperar o tempo que for necessário, mas propriamente até aos dois se sentirem preparados.

Cena 5: A primeira vez.
Tema: Dúvidas e questões sobre a relação sexual.
João e Rita estão numa festa! E nessa festa existem muitos quartos vagos no andar de cima. Mas e se “ele não gosta do meu corpo?” e se “ela não gostar das minhas carícias?”. Como propor o preservativo? O que fazer com todas estas dúvidas?
Resolução: Antes de ter uma relação sexual deviam ter uma conversa sobre o uso de produtos contracetivos (preservativos, entre outros).

Cena 6: A cada um o seu papel.
Tema: Contraceção.
A dois partilha-se tudo ou será que numa relação cada um tem o seu papel? Após o rompimento do preservativo durante uma relação, Paulo e Teresa são postos perante a necessidade de encarar o risco de uma gravidez não desejada e a questão da contraceção de emergência.
Resolução: Há certas coisas que durante a relação não devem ser partilhadas, mas a maior parte deve ser partilhado.

Cena 7: À beira-mar.
Tema: Infidelidade e doenças sexualmente transmissíveis.
João e Carolina já namoram há algum tempo e têm plena confiança um no outro. Já fizeram análises e já sabem que está tudo bem. Decidiram deixar de usar o preservativo e Carolina toma a pílula. Estão agora a passar férias juntos pela primeira vez, mas Carolina está um pouco estranha. O que fazer quando não se tem coragem de contar coisas muito importantes às pessoas que mais amamos?
Resolução: O rapaz deve-se preocupar com o que se passa com a companheira, ou vice-versa.

Perante o exposto, constatamos que numa relação a dois há muitos aspetos que se devem ter em conta. E, em qualquer uma das situações acima apresentadas, concluímos que o diálogo entre ambos é o elo principal que vai permitir que, numa relação, reine o respeito, a honestidade, a liberdade de opção e decisão e a responsabilidade.
Rúben Saldanha, O Ciclista

Sem comentários:

Enviar um comentário