Endereço de correio eletrónico

ociclista@aeanadia.pt

quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Seja bem-vindo o espírito solidário!


Esta história diz respeito a uma família, que vivia numa terra longínqua das outras e na verdade, não tinha muitas condições de vida, passando por muitas necessidades, pois era pobre. Nessa família, havia um menino chamado Daniel, que já estava na escola e tinha entrado há um ano.
            Daniel não tinha amigos e as crianças gozavam-no pelo seu aspeto. Até que um dia, um outro menino entrou na escola, foi para o seu ano e para a sua turma. O rapazinho tinha um ar humilde, solidário, muito bom amigo, tímido e “certinho”, então por isso também começaram a gozar com ele.
             O novo menino, que tinha acabado de entrar na escola, era um pouco diferente do Daniel. Ele tinha praticamente tudo, muitos brinquedos, roupa de marca, bom material, entre outros bens. Mas os seus pais sempre o ensinaram a ser solidário, a partilhar com os outros.
             Desde os primeiros dias, o novo menino ganhou algum interesse em conhecer o Daniel. Ele não ligava assim ao que os outros diziam, e muitas vezes pensava como meter conversa ou arranjar um assunto para falar com Daniel, mas ele era muito envergonhado. Entretanto, era precisamente tempo de Natal. Como tal, ele iria esperar pelo início do novo período letivo.
            Quando o segundo período iniciou, todas as crianças chegaram à escola com roupas novas, material novo, muitas novidades para contar… Só o Daniel continuava com os seus trapos velhos, material estragado e velho e sem novidades.
            O menino novo da turma tinha reparado assim que Daniel não tinha recebido presentes de Natal e ficou com pena, ao imaginar uma criança sem presentes. Era de facto triste, pois ele gostava muito da época natalícia, ficava felicíssimo ao poder abrir os imensos presentes que recebia e então, vê-lo sem ter tido o que quase todas as crianças têm deixava-o muito triste. Como tal, decidiu dar metade dos presentes que tinha recebido. Sentir-se-ia assim feliz por poder partilhar os seus todos presentes com os mais necessitados.
            Para tentar fazer uma surpresa ao Daniel, o menino procurou a sua morada e com a ajuda dos seus pais pôs alguns dos seus presentes em grandes sacos e embrulhados com aquele papel vermelho e enfeites de Natal.
            No dia seguinte, ao acordar para ir para a escola, Daniel ficou radiante quando abriu a porta e viu imensos presentes. Não queria acreditar! No meio de todos aqueles presentes estava um bilhetinho onde estava escrito:
            - Tem um ótimo dia, desejo-te tudo de bom! Espero que gostes e que te divirtas!

Do teu amigo novo,
Tomás

            Daniel nunca esqueceu assim o seu único amigo. 

Sofia Ferreira, 8º F

Sem comentários:

Enviar um comentário