Endereço de correio eletrónico

ociclista@aeanadia.pt

terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Dia Internacional da UNICEF


O Ciclista não poderia deixar de assinalar o Dia Internacional da UNICEF. Nada melhor do que fazê-lo com o texto da Carlota do 9º C, que ela intitulou de “Desumanidade!” e que nos descreve um outro lado do problema. Mas, mesmo assim decidimos que era o texto certo, por isso, vamos lê-lo e pensar que todas essas pessoas já foram um dia crianças.

Graça Matos, O Ciclista

Desumanidade!
Corrupção, desemprego, abandono de idosos, solidão, desumanidade são alguns dos problemas com que o Mundo dos nossos dias se está a deparar.
Do meu ponto de vista, a sociedade atual é uma sociedade que não se preocupa com o amanhã nem com o próximo. Simplesmente segue uma espécie de lema: “Sou eu e mais ninguém e apenas o dia de hoje!”. Por exemplo, as pessoas não pensam no quanto é difícil ser-se idoso e estar só, não só pela necessidade de alguns bens essenciais, como a alimentação, os medicamentos, entre outros, mas também pelo facto de não terem ninguém, acabando por se sentirem inúteis para a sociedade. E para este gesto de abandono de idosos só existe uma palavra: DESUMANIDADE.
Se pensarmos bem, nos dias de hoje, a solidão pode ser pior que uma doença. Por vezes, vemos até filhos que se zangam com os pais e que nunca mais voltam a ter contacto com eles e depois, admiram-se de um dia, não agora mas mais tarde, estarem a viver sozinhos. Provavelmente ninguém pensa que aquele indivíduo já com uma certa idade, que está sentado no banco do jardim, a ler um jornal, acompanhado por uma fumaça a sair do seu cigarro, é ou foi vítima de abandono ou até de maus tratos. Infelizmente, nos dias de hoje, pensamos só em nós próprios mas isso tem de mudar, não só por nós, mas por uma sociedade futura melhor.
Acho que ninguém deseja nem para si, nem para os seus filhos, um futuro marcado pelo sofrimento e pela solidão.
Todos nós devemos consciencializar-nos de que um dia também iremos chegar a uma certa idade avançada e que necessitaremos do carinho e do apoio dos nossos familiares.
                                                                                             
Carlota, 9º C

Sem comentários:

Enviar um comentário