Endereço de correio eletrónico

ociclista@aeanadia.pt

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Dia Mundial da Língua Materna

A UNESCO escolheu o dia 21 de fevereiro para celebrar o Dia Mundial da Língua Materna.
O reconhecimento formal aconteceu a 17 de novembro de 1999. A Assembleia Geral das Nações Unidas decidiu que este dia fosse o Dia Mundial da Língua Materna. A partir desta data, os estados membros da UNESCO passaram a comemorá-lo todos os anos.
O Ciclista associa-se a esta data e relembra que nós devemos amar a nossa língua, tratá-la e usá-la bem. Frequentemente lemos e ouvimos falar um português cheio de palavras estrangeiras. Podíamos todos tentar não as usar.
Vamos lá a ver alguns exemplos do que diariamente usamos: Pen, em vez de dizermos disco amovível, ya, em vez de sim, e-mail, em vez de correio eletrónico e muito, muito mais…
Mas, também temos palavras que já se “aportuguesaram”… Vamos ver alguns exemplos: sutiã (soutien), dossiê (dossier), claxon, e muitas, muitas mais!
Há ainda outras que os jovens normalmente utilizam na sua linguagem entre amigos, no fundo um abuso de linguagem como por exemplo: bué, beca, tipo, cena, yah, meu, minha, tass, seca, …
Mas, o que importa mesmo é sabermos distinguir os lugares onde estamos. Uma coisa é falarmos entre nós, outra é, por exemplo nas aulas. Nas aulas devemos cuidar da nossa linguagem. Também junto dos nossos familiares e em muitas outras ocasiões.
Palavrões? Esses não devemos usar nunca!
Vamos todos cuidar da nossa língua materna – a língua portuguesa!

Sofia Pedrosa, O Ciclista

Sem comentários:

Enviar um comentário