Endereço de correio eletrónico

ociclista@aeanadia.pt

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Dia Europeu da Vitima de Crime

Muitos são os crimes que se praticam por esse mundo fora, temos ouvido falar de imensos, particularmente na televisão, na rádio e nos jornais.
Hoje vamos falar um pouco das vítimas de crime.
Há muitos “crimes” que são praticados nas escolas por alunos. Há alunos que são vítimas dos maus tratos dos seus colegas. Muitas vezes os professores e os funcionários também são vítimas dos alunos. Mas também há alunos que são vítimas de professores e de funcionários.
Há muitos alunos que se esquecem que a violência não ajuda em nada e que nós nos devemos todos dar bem. Não é por responder mal ao colega, ou ao professor ou ao funcionário, que a situação se vai resolver, pode é agravá-la.
A violência de que muitos alunos são vítimas tem aumentado, mas há alunos que sofrem em silêncio por causa da maldade dos colegas. Não é apenas a violência física que preocupa, mas também a violência que muitos alunos recebem quando outros lhe dirigem palavras agressivas, ofensivas, quando “fazem pouco” deles e quando são ameaçados porque são mais frágeis. A vítima deste tipo de crimes tem medo do que o outro lhe faz e também do que possa vir a fazer. Assusta-se apenas com o olhar que o “agressor” lhe dirige, teme-o, teme encontrar-se com ele, particularmente se estiver sozinho. Muitas das vezes as vítimas de “crime”, de bulling, como agora se diz, são alunos que se isolam, pois vivem apavorados.
Mas há outras vítimas de crime. Por exemplo vítimas de crime doméstico, onde as mulheres são as mais frágeis e por isso grandes vítimas. Os próprios filhos, os idosos, os pobres são diariamente vitimizados. E muito mais haveria a acrescentar.
Mas sabiam que existe uma organização nacional de apoio à vítima de crime? Esta organização, a APAV (Associação Portuguesa de Apoio à Vítima) é, à semelhança de muitas outras existentes noutros países e que são idênticas a esta, uma ONG (organização não governamental).
O dia 22 de fevereiro é o Dia Europeu da Vítima de Crime e tem por fim lembrar e assinalar os direitos das pessoas que são vítimas de crime.

Sofia Pedrosa e Adriana Matos, O Ciclista

Sem comentários:

Enviar um comentário