Endereço de correio eletrónico

ociclista@aeanadia.pt

domingo, 27 de fevereiro de 2011

Amizade

No dicionário, existem muitos significados para a palavra “amizade”, mas nenhum deles me convenceu, nenhum deles me deu a perceber o que realmente é uma amizade.
Então, para escrever este texto, decidi basear-me na minha própria experiência. Ora vejamos!
Aos poucos fui crescendo e fui criando algumas amizades e com o decorrer do tempo, fui percebendo cada vez melhor o significado desta palavra. Sendo assim, descobri que ter um bom amigo é poder ter confiança nele e é poder partilhar os bons e os maus momentos.
Com os amigos podemos rir, chorar, gritar, brincar e acima de tudo, sermos nós próprios sem o receio de nos criticarem, gozarem ou julgarem pela cor, modo de ser, modo de vestir, pensar e pelos nossos gostos. Claro que há sempre aqueles “amigos”, que são muito simpáticos e revelam-se muito queridos à nossa frente, parece até que saíram de um conto de fadas, por serem tão “perfeitos”, mas pelas nossas costas dizem coisas menos boas sobre nós, gozam-nos, criticam-nos, falam das nossas atitudes, não sendo assim capazes de nos dizerem isso olhos nos olhos. Tornam-se, então, numa simples desilusão e no nosso interior, sentimos um vazio no nosso coração e alma. Sentimos até que uma peça do nosso “puzzle” desapareceu para sempre, sem antes se despedir, simplesmente fugiu. Mas também há os Bons Amigos, aqueles que nos fazem descer à Terra, quando voamos demasiado alto; aqueles que sabem dizer o “sim” e o “não”, quando é preciso; aqueles que sabem acarinhar-nos, alegrar-nos e quando estamos prestes a chorar, são eles que impedem que essa lágrima caia, com uma simples palavra ou gesto. Sabem assim despertar em nós um sorriso por mais pequenino que seja, sem muito esforço.
Um Verdadeiro Amigo é aquele que conhece a nossa alma tão bem como a sua própria palma da mão e por mais quilómetros, mares, continentes, pessoas … que nos separem, continuamos unidos como unha e carne.
Eu só me apercebi que a verdadeira amizade existia, depois de conhecer a minha melhor amiga e uma segunda pessoa, que costumo designar por “Gémea”. Porque, com simples palavras, têm-se tornado cada dia que passa mais importantes e essenciais. Sim! Por vezes, temos as nossas zangas, mas a nossa Verdadeira Amizade supera tudo e todos. O que elas significam só eu é que sei… e também sei que agora sem elas já não iria conseguir viver. Os sentimentos por elas são indescritíveis, pois são únicos. Elas fizeram parte do meu passado, fazem parte do meu presente e se o futuro permitir, também farão parte dele. Na verdade, não quero perder a amizade delas, pois pessoas como elas não se encontram em qualquer esquina.
Se, por acaso, algum dia alguém precisar de umas verdadeiras amigas, basta irem ter com elas, pois só aí conseguirão perceber o que sinto por elas, e o medo com que vivo em perdê-las.
Na verdade, foi com elas que aprendi imensas coisas, como por exemplo: ver as situações com outros olhos, saber fazer a coisa certa à hora certa. Enfim, no momento certo.
Como já disse, é impossível expressar o que sinto por elas, pois as palavras são poucas e os gestos demasiado insignificantes. Mas hoje posso dizer que elas de facto mudaram a minha vida e com elas aprendi o verdadeiro significado da amizade.



Maiara Simões Melo, Nº 15, 7º B3

Sem comentários:

Enviar um comentário