Endereço de correio eletrónico

ociclista@aeanadia.pt

terça-feira, 4 de abril de 2017

Férias, o maior desejo!…



Na sequência dos textos dos alunos do 7.º ano que têm sido publicados, e que iremos continuar a publicar, vamos abordar um tema que é, não mais do que um tão apetecido e ansiado momento, as férias!
Afinal o que são as férias? Qual é o significado da palavra?
Quando vos perguntam, parece-vos que a resposta é óbvia: descansar, divertir, não ter de trabalhar, de estudar. Enfim, não ter determinados compromissos, ou responsabilidades…
Todavia, será que é?!…
Será que quando estão de férias não trabalham e deixam de ter responsabilidades?
A resposta volta a ser óbvia: Não!
Mesmo em férias, há muitos trabalhos que se mantém e há responsabilidades que nunca desaparecem. Todavia, passemos à palavra FÉRIAS. Da simples observação desta, podemos concluir que ela é plural, logo, ela tem um singular: FÉRIA.
Quando consultamos o dicionário aparecem-nos vários sinónimos para a palavra féria: descanso, jorna, paga, salário, ócio, …
Ao fazer uma consulta etimológica deparamo-nos com a origem latina da palavra: “ferĭa”, que significa dia de festa e que, para além disso, faz referência ao descanso temporário de uma atividade habitual.
Para os estudantes, nomeadamente os nossos, o que importa mesmo é descansar depois de todo o trabalho que tiveram com os estudos. As férias são um bem necessário e muito aguardado por todos, mesmo que tal signifique uma alteração das rotinas habituais, como é, por exemplo, aquela que lhes permite deitar mais tarde, para estarem a conviver com os amigos e, consequentemente de se levantarem mais tarde.
O Ciclista deseja, pois, a todos os estudantes, em particular aos do Agrupamento de Escolas de Anadia, umas boas e revigorantes Férias!

Graça Matos, O Ciclista

Sem comentários:

Enviar um comentário