Endereço de correio eletrónico

ociclista@aeanadia.pt

quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

Restauração da Independência e Dia Mundial de Luta Contra a Sida



O Primeiro de Dezembro ou Dia da Restauração é celebrado anualmente em Portugal desde o tempo da monarquia constitucional. Uma das primeiras decisões da República Portuguesa, em 1910, foi fazer deste dia feriado nacional como medida popular e patriótica. Esta decisão foi revogada em 2012, pelo XIX Governo Constitucional, passando a comemorar-se em dia não útil até ao presente ano de 2016. Assim, neste primeiro de dezembro, o Dia da Restauração volta a ser dia Feriado Nacional e as respetivas celebrações a realizarem-se neste mesmo dia 1 de dezembro,
A Restauração da Independência, designação dada ao golpe de estado revolucionário, ocorreu a 1 de dezembro de 1640. Este golpe foi chefiado por um grupo designado “Os Quarenta Conjurados”, o qual estendeu-se por todo o Reino, pela revolta dos portugueses contra a tentativa da anulação da independência do Reino de Portugal pela governação da Dinastia filipina castelhana, e que vem a culminar com a instauração da 4.ª Dinastia Portuguesa - a casa de Bragança - com a aclamação de D. João IV.

Neste dia, também se comemora o Dia Mundial de Luta Contra a Sida.
Esta comemoração tem em vista alertar as populações para a necessidade de prevenção e de precaução contra o vírus da SIDA, bem como o de lembrar todas as vítimas que faleceram ou que estão infetadas com a doença.
O tema deste ano é "Aceda aos Direitos de Equidade Agora".
Equipa d’ O Ciclista

Sem comentários:

Enviar um comentário