Endereço de correio eletrónico

ociclista@aeanadia.pt

quarta-feira, 21 de dezembro de 2016

Solstício de Inverno



Solstício provém do latim "sol" e sistere "que não se move".
O dia de hoje corresponde à data em que o Sol se encontra mais a Sul. Ou seja, é o dia em que ocorre o Solstício de Inverno, o que sucede mais precisamente às 10 horas e 44 minutos.
O solstício de Inverno acontece quando o Sol atinge a maior distância angular em relação ao plano que passa pela linha do equador e marca o início do inverno no nosso hemisfério, o Norte e do verão no do Sul. Mas, este fenómeno astronómico não acontece apenas em dezembro, nem se limita ao dia 21, pois pode ocorrer também no dia 22. O outro dia solsticial ocorre em junho e marca o início do verão no hemisfério Norte e do inverno no do Sul.
Hoje é o dia mais curto do ano e, consequentemente, a noite mais longa. Porém, a partir desta data, a duração dos dias vai começar a aumentar.
Uma curiosidade sobre o dia solsticial de inverno é que há quem celebre com alegria e esperança o nascimento do Sol após a noite mais longa do ano. Isto acontece uma vez que consideram o renascimento da luz como uma energia especial que atrai para a vida a sorte, a força e a proteção.
Equipa d’O Ciclista


Sem comentários:

Enviar um comentário