Endereço de correio eletrónico

ociclista@aeanadia.pt

segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

Projeto LER +, Jovens do Agrupamento leem para os mais idosos...

 A nossa turma, o 11.º D, bem como as turmas A, C e E, integram o projeto Ler+ Jovem, “Entrelaçar: a leitura como caminho para a afetividade”, que se encontra no 2.º ano de implementação. Este projeto resulta duma parceria entre a biblioteca escolar, dos alunos do 11.º ano das turmas citadas, da Biblioteca Municipal e das IPSS do nosso concelho.
O objetivo fundamental deste projeto é o de valorizar a memória imaterial dos idosos, assim como o seu contributo para o conhecimento e promoção da identidade.
Tendo em vista a continuidade deste projeto alguns dos alunos das turmas supracitadas deslocámo-nos nos dias 8 de novembro e 13 do presente mês, respetivamente ao Centro Social de Avelãs de Caminho e Santa Casa Da Misericórdia em Sangalhos, acompanhados pelas docentes responsáveis pelo projeto, Dra. Manuela Monteiro e Dra. Ivone Saraiva, Professoras Bibliotecárias, Dra. Isabel Soares, Professora de Português e Diretora da nossa turma (o 11.º D e também do C).
A comunicação travada com os mais idosos é bastante enriquecedora, pois ao dialogarmos afavelmente com os idosos, transmitindo-lhe palavras e sorrisos de confiança e conforto, também trocamos experiências e aprendemos bastante com a suas vivências, pois contaram-nos muitas histórias da sua juventude, quer profissionais, quer dos seus amores. Além disso, ainda lemos para eles e foi muito bom ver o sorriso espelhado nos seus rostos.
Estes encontros são extraordinariamente apreciados por todos nós, pois enriquecem-nos, dão-nos experiência e saímos deles mais motivados para dar continuidade a este grandioso projeto.
O contacto com os jovens é também muito valorizado pelos idosos, não só porque somos uma lufada de ar fresco nas suas vidas, mas também lhe relembramos, frequentemente, alguns conhecidos, pois muitos deles foram amigos dos nossos avós.
Adriana Matos, n.º 2, 11.º D / O Ciclista




Sem comentários:

Enviar um comentário