Endereço de correio eletrónico

ociclista@aeanadia.pt

terça-feira, 1 de dezembro de 2015

Palestra - A importância da Química na sustentabilidade do País e do Ambiente









Ocorreu no dia 17 do corrente mês, na sala multiusos da Escola Básica e Secundária de Anadia, uma palestra dinamizada pelo grupo de professores de Física e Química, tendo como orador o Dr. João Paiva. Licenciado em Química e mestre em ensino da Física e da Química pela Universidade de Coimbra, doutorado em Química pela Universidade de Aveiro e professor na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto. É autor de “Fascínio de ser professor”, “Sabor do tempo que passa”, “Educação, Ciência e Religião” e co-autor de “Sexualidade e Afetos”, para além de duas dezenas de manuais escolares de Física, Química e Multimédia.

O tema: “A importância da Química na sustentabilidade do País e do Ambiente”, visava os alunos do 10º, 11º e 12º anos.
A sustentabilidade, temática esta que nos dias de hoje é tão importante, foi-nos explicitada através da visualização de um pequeno vídeo onde foi transmitida a ideia de que não somos capazes de mudar os erros cometidos pelo Homem relativamente à sustentabilidade, como por exemplo a desflorestação massiva, tomando atitudes radicais como viajar até um dos locais onde isto ocorre unirmo-nos a uma tribo e tentarmos combater os madeireiros, mas sim, através de pequenos gestos como a reciclagem, a poupança da água e da luz entre outros. Neste sentido, a sustentabilidade não nos remete apenas para o apoio e suporte físico do nosso planeta, pois para que isto aconteça é necessário que ocorra a instrução dos cidadãos. Só assim o ser humano poderá ter um futuro com futuro.
Devemos portanto cuidar do nosso planeta!

Podemos definir a química como sendo a ciência que estuda as propriedades dos materiais e também as transformações que ocorrem na Natureza. A química está diretamente relacionada com as experiências laboratoriais pois são elas que fundamentam teorias. Esta ciência está em constante evolução e, por isso, todas as verdades são provisórias.
 A química é considerada um mundo de descobertas de novos materiais. Foi-nos dado o exemplo do grafeno (camada de átomos de carbono existente na grafite) - substância presente num lápis, cuja espessura corresponderá à de um átomo de carbono. Esta substância vai permitir no futuro computadores com a espessura de uma folha de papel com a particularidade de ser flexível e de se poder expandir ou minimizar sempre que necessário. Esta descoberta vai “extinguir” os discos duros e também os ecrãs. Foi, portanto, revelada uma relação entre a química e a tecnologia que, apesar da grande evolução sofrida, ainda não conseguiu superar o aquecimento, ou seja, a dissipação de calor. Por outro, lado o tamanho dos equipamentos tem sido uma vitória ao longo desta evolução. 

Foi também referida uma importante relação entre a química, a tecnologia e a saúde que permitiu uma grande evolução ao longo do tempo, aumentando a esperança média de vida da população mundial, que era bastante reduzida em séculos anteriores. Foi-nos apresentado um exemplo que resulta desta relação: a nanomedicina e os nanorrobôs, estes são uma alternativa de tratamento e diagnóstico que será realidade dentro de 10 a 15 anos. Um nanorrobô terá proporções microscópicas, com tamanho seis vezes menor que um glóbulo vermelho, isto é, robôs de dimensões comparáveis à de uma bactéria. Estes serão capazes de penetrar no corpo humano para combater infeções, capazes de destruir vírus e bactérias, de desobstruir artérias, destruir células cancerígenas, libertar medicamentos onde eles são necessários, ou seja, disponibilizar drogas e fármacos ao nível de células,… 

A ciência é também sustentada por três importantes bases: a ontologia, a epistemologia e a ética. A primeira está relacionada com o ser e consiste na existência da realidade, a epistemologia está associada à natureza da ciência e é esta que torna possível o conhecimento da realidade. Por último a ética está arrolada com o facto de ser bom conhecer a realidade, pois este conhecimento permite fazer opções mais conscientes.

Já no final da palestra o Prof. Dr. João Paiva fez referência ao facto de não existir base científica que nos permita dizer que as variações climáticas, como o aquecimento global, derivam necessariamente de causas antropogénicas. No entanto, é eticamente correto, culpabilizarmo-nos por esta situação para que assim tenhamos comportamentos sustentáveis.
Foi uma palestra muito interessante e informativa que despertou a atenção de todos alunos presentes, o que os levou a ter uma participação bastante ativa durante toda a sessão.
O Prof. Dr. João Paiva deu os parabéns a todos os alunos pelo excelente comportamento manifestado ao longo de toda a sessão e pediu para que esta sua observação fosse transmitida à direção do Agrupamento.
João Rocha, nº 14, 11º B / O Ciclista







Sem comentários:

Enviar um comentário