Endereço de correio eletrónico

ociclista@aeanadia.pt

quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

Halloween – A magia na Escola Básica e Secundária de Anadia



Aquele parecia ser um dia igual a tantos outros dias. Os alunos entravam na escola como sempre, uns atropelavam-se para chegarem depressa junto da sua sala de aula e iniciarem o teste que pretendiam concluir com sucesso, outros teimavam em arrastar os pés pela calçada a ver se o toque demorava e a aula tardava em chegar!
A surpresa escondia-se dentro dos “Caldeirões” mágicos transportados por duas simpáticas bruxas vestidas a rigor que, aproveitando a chegada dos incautos e indefesos alunos, espalhavam, não o terror habitual preconizado pelas suas ancestrais e maléficas avós, mas doçuras e travessuras. Dos caldeirões não brotaram feitiços e poções mágicas, mas gomas coloridas que enfeitiçaram todos quantos por ali passaram.
Foi uma bela aposta dos grupos de Espanhol, Inglês, Artes e Teatro e de todos os que colaboraram para que as belas bruxas encantassem não apenas os alunos mas todos quantos passaram pelo átrio principal da nossa escola. Foi a primeira vez que ouvimos dizer: - Aquelas bruxas são professoras! O que se costuma escutar é precisamente o contrário!…
A ala entre os Serviços Administrativos e a sala Multiusos estava digna de ser apreciada, particularmente pelos fanáticos do Halloween. A mesa das bruxarias era, com o seu aspeto místico, o centro das atenções e quem por ali passava sentia-se atraído pela sua magia. Aquele malfazente químico, escondido por detrás da sua maquiavélica máquina fazedora de fumo, conspirava com as trevas e adensava o ambiente, tornando-o ainda mais sinistro.
A ambiência mística do espaço teve origem na ousadia decorativa dos alunos dos cursos vocacionais do 3.º ciclo, e estava realmente encantadora.
E como a uma festa das bruxas não podem faltar as abóboras, o grupo de teatro da Escola trouxe-nos as “Três abóboras”, do António Torrado. Uma soberba representação das nossas atrizes Rita Correia e Beatriz Resende, respetivamente no papel de camponês e mendigo (as duas do 8.º E), o Guilherme Lobo e a Francisca Costa (ambos do 8.º C), a representar respetivamente o Rei e a rainha, o emissário representado pela Joana Henriques do 8.º E e, finalmente, no papel de guardas, Carolina Neves e Bruna Amaral, do 8.º C e Liseta Antunes, Rita Lopes e Maria Vieira, do 8.º E.
A festa encheu-se de mistério pois um Halloween nem o seria sem um desfile. O pedido foi muito simples: só tinham de se caraterizarem de acordo com o tema, juntar alguma criatividade e desfilar! Desde as mais elegantes bruxinhas aos mais horrendos monstrinhos, todos trajados a rigor, cerca de vinte alunos do 5.º e do 6.º anos desfilaram perante um júri e um público que encheu e vibrou com a beleza que invadiu a sala Multiusos da Escola.
Foram duas as categorias premiadas pelo júri, a de bruxa mais bem conseguida e a da máscara mais horrível. As três bonitas bruxinhas, Inês Coelho do 5.º A, Inês Bártolo do 5.º C e Inês Mota do 5.º D, lançaram o feitiço “Inês” ao júri e foram as escolhidas como vencedoras, repartindo em Ex aequo o primeiro lugar. Mas, bruxaria ou não, o certo é que o seu olhar irradiava felicidade e só faltou, pegarem nas suas vassouras e redopiaram no ar, de tão felizes que se encontravam.
O Henrique Andrade, do 6.º C, ficou terrificamente jovial quando ouviu o seu nome ser declarado vencedor oficial da máscara mais horrível, até pareceu que o seu ar impiedoso se suavizou.
A nossa demanda levou-nos para um soberbo lugar, a Biblioteca da Escola, que se povoou com uma imensidão de trabalhos de grande beleza e qualidade, alusivos à festividade comemorada.
A grandeza destes trabalhos, muitos produzidos em três dimensões, esteve bem visível para quem quisesse visitar esta exposição. Nela não faltaram as teias e as aranhas, castelos encantados, abóboras iluminadas e fantasmas, enfim um sem-número de assombrações. Estas peças, de verdadeira arte, foram apreciadas por um júri que selecionou os três melhores trabalhos produzidos.
Assim, na categoria de Cartolinas, a classificação foi 1.º Lugar, Ana Sofia Silva, do 5.º C e Stanislav Tyutyunyk do 5.º D, 2.º Lugar, Dinis Shevchuk, do 5.º B  e Ana Rita Silva do 6.º C e 3.º Lugar, Francisca Pereira /Maria Inês Luís do 6.º B e Ana Luís Magalhães/ Gonçalo Reis do 5.º E.
Na categoria três dimensões ficou em 1.º Lugar a Ana Rita Oliveira, do 5.º D, em 2.º Lugar- Bernardo Martins do 5.º D e Guilherme Figueiredo do 6.º B, em 3.º Lugar a Erica Carvalho do 5.º B e Adriana Canha, do 5.º B. Foi, ainda atribuído um prémio de consolação à Sara Neves, do 6.º B.
A organização fabricou uma última poção mágica, para que os vencedores destes dois concursos, desfile e artes, fossem laureados com prémios simbólicos.
Esta foi mais uma aventura pelo mundo da magia, da fantasia e da imaginação, em que se aliou o conhecimento ao divertimento, se fez jus à criatividade, ao espírito crítico, à habilidade e até as perícias artísticas estiveram presentes.
Sem dúvida, vivenciaram-se hilariantes e fantasmagóricos momentos.
Parabéns a todos os envolvidos: Professores e alunos.
Adriana Matos, Tomás Antunes, O Ciclista



















Sem comentários:

Enviar um comentário