Endereço de correio eletrónico

ociclista@aeanadia.pt

domingo, 17 de novembro de 2013

Vencendo o tabaco!

Esta é a história de um episódio ocorrido nos Jogos Desportivos Interturmas da Escola Secundária de Vale das Flores.
Para espanto de todos, e em especial da Nina, o Vitó perdeu a prova de Atletismo dos 1500 metros. Toda a gente esperava que ele ganhasse, como sempre. A Nina, por sua vez, preocupada com o seu colega, não resistiu e foi ter com ele. Encontrou-o de mau humor e com a respiração ofegante, a cara vermelha, lábios escuros e um tossir seco. Porém, como boa amiga, disse-lhe:
- Vitó, sou eu. O que é que tens? Pareces estar mal… Precisas de alguma coisa?
Ele vociferou raivoso:
- Deixa-me em paz. Já fui suficientemente humilhado, ouviste?!
Nina não se conteve:
-Ó meu, qual é a tua? Não percebes que estou contigo, para te apoiar? Quero lá saber o que os outros possam pensar…
Enquanto a ouvia, o Vitó acendeu um cigarro e começou a aspirar o fumo desesperadamente. Ela passou-se…
-Ah! Tu agora fumas?!
-Fumo! Porquê, não posso? Tu não és minha Mãe…
- Não sou tua Mãe, mas sou tua amiga e gosto muito de ti! Por isso desejo-te o melhor! Será que esse tabaco é o responsável por teres perdido a corrida? Se quiseres, vou contigo ao teu médico e não digo nada a ninguém.
-Nina, desculpa lá a minha fúria, tu não tens culpa nenhuma. Eu comecei a fumar, às escondidas, há cerca de um ano. Agora já estou habituado e não consigo deixar isto.
 - Fumas muito?
- Quase um maço por dia, às vezes apetece-me fumar mais, mas não tenho dinheiro que chegue. Mas isso de ir ao médico é para quê?
- É para ver se tens algum problema. Não te lembras de que há atletas que morrem subitamente? Vá, anda lá comigo. Não custa nada!
Passados uns dias, lá estavam eles, à hora marcada no Centro de Saúde. O médico ouviu as queixas, auscultou-o e examinou-o e confirmou que era provável a relação entre o tabaco e aqueles sintomas. Sendo assim, fez um plano de estudo e vigilância, mas aconselhou o Vitó a deixar de fumar.
- Doutor, afinal como é que eu posso deixar de fumar?
- Tu queres mesmo?
 - Tem de ser. Não estou disposto a passar por outra vergonha, perante toda a gente.
- Então, a primeira coisa que tens de fazer é tomar uma decisão firme. Tomando a decisão, tens de te ver livre o mais depressa possível da droga que há no tabaco, que é a nicotina. É ela que te prende ao tabaco. Tens de fazer uma boa desintoxicação…
 - Senhor Doutor, - interrompeu a Nina – está a querer dizer que o Vitó está dependente da nicotina?
- Sim, agora a única forma de vencer é repetir a decisão a cada instante e libertar-se dos depósitos e resíduos de nicotina- esclareceu o médico.
 - Quanto tempo é que isso dura, doutor? – indagou o Vitó.
A resposta do médico foi clara:
 - Depende das pessoas mas, principalmente, depende da forma como cumpres o plano de desintoxicação. Não é difícil, mas é muito importante. Vá, se quiseres, toma nota: tens de beber muita água, cerca de 2 litros por dia, fora das refeições. Isso vai aumentar a eliminação da nicotina. Acompanha com bastante atividade física, de modo a transpirares bastante, pois estarás assim a eliminar nicotina pela pele. Depois toma um bom banho, para assim ajudar a tua circulação a recuperar da preguiça causada pela nicotina.
Prontamente, o Vitó interrogou:
 - Ó Doutor, então se eu agora não aguentei os 1500 metros, acha que vou passar por mais vergonhas?
Pacientemente e firmemente, o médico explicou:
- Vitó, a competição nem sempre é a forma mais saudável de fazer atividade física. Podes correr, andar de bicicleta ou caminhar a pé…
Outra dica importante é a respiração, já que, ao deitar fora o ar, também se pode eliminar alguma nicotina, pelo que será útil se fizeres todos os dias alguns exercícios respiratórios, com inspirações profundas, seguidas de expirações totais. Isto também te dará mais oxigénio, que o tabaco te tem roubado desde que começaste a fumar.
Sempre muito atenta, a Nina interrompeu:
- Ele pode comer de tudo?
A resposta não se faz tardar:
- Para facilitar a desintoxicação da nicotina é recomendável um regime muito simples, à base de saladas cruas, pão e fruta, evitando a carne e o peixe, bem como as refeições muito pesadas.
 - E por quanto tempo? – questionou o Vitó.
- Se cumprires isto muito bem, chegam cinco dias a uma semana.
 - Assim está bem – respondeu o Vitó. - Nunca pensei: água, exercício físico, exercícios respiratórios e comida simples! Parece-me fácil. Vou tentar.
Satisfeito com a decisão, o médico lembrou:
- O que eu te disse é muito importante e está cientificamente provado. Aliás, faz parte de um famoso método para deixar de fumar, chamado “Plano de Cinco Dias Para Deixar de Fumar”. Mas não te esqueças: toma a tua decisão, repete-a sempre e não voltes a acender nem mais um cigarro! Se tiveres problemas, telefona-me ou vem ter comigo.
- Muito obrigado, Doutor! Ainda bem que fiz a vontade à Nina e vim até cá.
Despedindo-se do médico, saíram os dois e não resistiram a um abraço de grande amizade, que marcou uma nova etapa na vida de Vitó, que lhe devolveu a capacidade física, o respeito dos outros e o respeito por si próprio.
O Vitó venceu e tu também podes vencer!

Sofia Ferreira, O Ciclista



Nota: O Ciclista celebra, assim, o Dia Mundial do Não Fumador / Dia Nacional do Não Fumador, dia 17 de novembro.

Sem comentários:

Enviar um comentário