Endereço de correio eletrónico

ociclista@aeanadia.pt

sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Os gestos da vida

Lucas era uma criança muito solitária que toda a vida sofrera por não ter alguém para partilhar todas as suas emoções. Este tinha sido adotado com apenas um ano de idade por um casal muito simples que desejava profundamente ter um filho.
Um dia João e Raquel chegaram com a notícia de que iria existir mais uma criança em casa. Lucas ficou radiante de felicidade.
No dia seguinte partiram para o orfanato para verem a criança com quem Lucas iria partilhar tudo. O orfanato tinha um aspeto muito acolhedor, as crianças estavam sorridentes, ouvia-se pelo ar uma música a esvoaçar, mas, no meio de tanta alegria pairava um ponto de tristeza. Uma criança estava no canto do pátio sozinha a olhar para uma flor. Quando a diretora se aproximou do casal informou-os que aquela criança seria o seu novo filho e que este era mudo comunicando por linguagem gestual. O casal ficou apreensivo mas Lucas apressou-se a dizer que aceitavam a criança de todo o coração.
Lucas começou, então, a ir ao orfanato todos os dias depois da escola para visitar o seu novo irmão. Aos poucos começou a aprender a comunicar com Matias e este foi ficando cada vez mais solto e confiante.
            Ao fim de dois meses, Matias já se encontrava na nova casa e Lucas estava mais feliz que nunca. Lucas sabia que, apesar de ter de comunicar com o novo irmão de uma maneira diferente e bastante única, tinha uma companhia com quem podia partilhar o que até ali lhe pertencia. Na verdade, aqueles gestos eram o início de uma nova vida.

Margarida Costa Pereira, O Ciclista


Nota: O Ciclista celebra deste modo o Dia Nacional da Língua Gestual Portuguesa.

Sem comentários:

Enviar um comentário