Endereço de correio eletrónico

ociclista@aeanadia.pt

quinta-feira, 21 de novembro de 2013

A televisão

O Miguel era, em tempos passados, uma pessoa extremamente saudável, cuja alimentação equilibrada e a prática de exercício físico eram permanentes na sua vida. Na verdade, todos os dias de manhã, aproveitava os primeiros raios de sol para caminhar em torno do grande lago situado próximo da sua casa. Em seguida, dirigia-se para a sua residência, onde tomava um pequeno-almoço reforçado, preparado pelas mãos habilidosas da sua mãe, nunca se esquecendo da peça de fruta a caminho da escola.
            Depois das aulas e após o regresso a casa, o jovem preparava-se para o seu treino de basquetebol, que praticava três vezes por semana. Todos os dias passava pela sua televisão que nem a cores nem a preto e branco funcionava, pois estava avariada. Este menino, porém, nunca tinha dado atenção àquele objeto nem tinha muita curiosidade em visionar os programas que daí provinham. No entanto, na escola, os colegas começavam a comentar os programas que passavam todos os dias no televisor, pelo que levou o Miguel a desintegrar-se, uma vez que o seu aparelho televisivo estava avariado.
Entretanto, foi aí que nasceu uma enorme vontade de ter televisão! O senhor Alcindo - pai do Miguel - a pedido do filho decidiu, então, concertá-la. A partir daí,
o Miguel começou a ver muita televisão, aliás demasiada televisão! De facto, o jovem conseguiu assim integrar-se no grupo daqueles que só falavam dos programas televisivos que diariamente acompanhavam, porém foi-se esquecendo dos seus bons hábitos, na medida em que deixou de ir aos treinos de basquetebol. Por outro lado, começou a ingerir demasiados doces, o que passou a ser uma tentação, pois ele adorava fazê-lo enquanto estava sentado e via apenas televisão.
O pré-adolescente não se apercebia assim da situação, até que um dia o seu grupo de amigos o convidou para dar um passeio pelas margens do lago. Sim! Aquele que ele fazia em poucos minutos antes de tomar o pequeno-almoço. Todavia, naquele dia, o Miguel a muito custo terminou o passeio. Encharcado então em suor, chegou a casa e antes de tomar um duche, só por curiosidade, pesou-se. Só nesse preciso momento é que percebeu o gigantesco erro que cometera.
Sendo assim, a partir daquela tarde, o Miguel começou a sua tentativa de recuperar os seus bons hábitos. E, na verdade, a força deste jovem em querer tornar-se uma pessoa saudável era muito grande. E provavelmente foi essa a chave que o levou a consegui-lo. Apesar de tudo, o filho do senhor Alcindo continuava a ver televisão, mas agora de forma moderada, não tendo efeitos negativos na sua vida.
Com tudo isto, o Miguel aprendeu que o visionamento em excesso de televisão não é nem será, de maneira nenhuma, favorável para a sua saúde. Contudo, chegou à conclusão de que o visionamento moderado pode proporcionar, para além de uns excelentes momentos de entretenimento, momentos importantes de aprendizagem.

João Pedro Rocha, O Ciclista


Nota: O Ciclista celebra, deste modo, o Dia Mundial da Televisão, dia 21 de novembro.

1 comentário: