Endereço de correio eletrónico

ociclista@aeanadia.pt

domingo, 3 de novembro de 2013

IV Mostra Sopas - Entrevista Vice-Coordenadora PES, Dra. Margarida Marques

O Ciclista – Bom dia Sra. professora, sou repórter do Clube de Jornalismo e estou aqui em nome d'O Ciclista para que me conceda uma entrevista.
Começo por lhe solicitar que nos fale como está a decorrer a VI mostra de sopas no nosso agrupamento.
Coordenadora PES – Apenas posso responder pela Escola Básica, já que apesar de ser responsável também pela Escola Secundária tive de delegar tarefas, já que não conseguia, como é lógico, estar em ambas ao mesmo tempo. Em relação a esta onde me encontro, estou agradavelmente surpreendida, pois é a primeira vez que organizo e assisto à Mostra aqui na Básica, (nos anos anteriores colaborava sempre na Secundária). Os Pais aderem bastante e com entusiasmo e, posso dizer que, há pouco me “orgulhei”, pois o átrio estava cheio e o “feedback” de pais e colegas era bastante positivo.
O Ciclista – É primeira vez que coordena esta atividade?
Coordenadora PES – Sim. Como já referi, já tinha colaborado na Secundária, pois sendo eu do grupo de Biologia, é tradição o grupo na escola de cima envolver-se com atividades que se referem à alimentação, já que faz parte dos conteúdos programáticos do 9º ano, pelo que colaboramos sempre. No entanto, este ano para mim, é a minha “prova de fogo”, pois a responsável propriamente dita, sou eu, nas duas escolas. Aproveito para referir que, se tudo correr bem, como assim espero, em ambas as escolas, também o devo aos funcionários dos dois estabelecimentos que foram incansáveis no auxílio que me prestaram e aos meus colegas, principalmente da Secundária, pois foram eles que imediatamente se disponibilizaram para tomarem conta de tudo, para que eu pudesse estar cá em baixo a tempo inteiro. Finalmente, os dois colegas que comigo colaboram no PES, aqui na Básica, foram excepcionais. A todos eles, o meu muito obrigada!
Realço aqui também, que tudo isto só é possível graças à coordenadora geral do PES do Agrupamento- Prof. Alexandra Gonçalves- que é uma pessoa que se dedica de alma e coração na organização deste tipo actividades (o que facilitou muito o meu trabalho) bem como ao próprio Programa de Educação para a Saúde.
 O Ciclista – Quais são os estabelecimentos de ensino do nosso Agrupamento, onde se realiza esta mostra de sopas? 
Coordenadora PES – Segundo julgo saber, para além das nossas, só em Vilarinho. Segundo parece, nas escolas do 1º ciclo está a tentar-se dar os primeiros passos para que no futuro se venha a realizar com a dimensão e a com dinâmica com que acontecem nas nossas.
O Ciclista – Como existe tanta aversão à sopa, particularmente por parte dos mais novos, na sua opinião esta ação não se deveria realizar também nos estabelecimentos do primeiro ciclo do ensino básico?
Coordenadora PES – Seria importantíssimo que isso acontecesse, pois quanto mais cedo se começar a trabalhar esta questão tanto melhor. Basta ver os problemas que há com o consumo de sopa nos 5º anos, mal chegam aqui à Básica: se não houver um adulto a obrigá-los, não comem.
 O Ciclista – Qual tem sido a adesão dos encarregados de educação a esta atividade realizada no nosso Agrupamento?
Coordenadora PES – Nos anos anteriores, quer em Vilarinho do Bairro quer aqui na Básica, os encarregados de Educação aderem muito mais do que na Secundária.
O Ciclista – Do seu ponto de vista estas mostras de sopa têm contribuído para sensibilizar a comunidade educativa, nomeadamente os alunos, para a importância da sopa na nossa alimentação?
Coordenadora PES – A minha opinião é a seguinte: mesmo que não tenha efeito imediato, como dizia a mãe de uma grande amiga minha em relação aos conselhos dados pelos mais velhos aos mais novos: alguma coisa lá fica! E é nisso que também acredito. Se não for curto prazo, a médio ou a longo ver-se-á o resultado.
O Ciclista – Uma última pergunta: já provou algumas sopas? Qual apreciou mais?
Coordenadora PES – Eu tenho sempre duas que não dispenso porque as aprecio imenso, onde quer que vá: sopa da pedra e sopa de peixe. Se calhar é por aí que vou começar, pois ainda não provei nenhuma. No entanto, tenho ouvido óptimos comentários sobre todas em geral.
O Ciclista – Em nome d'O Ciclista o meu agradecimento por nos ter concedido esta entrevista.
Coordenadora PES – Eu é que agradeço!                                                                                                  


João Rocha, O Ciclista

Sem comentários:

Enviar um comentário