Endereço de correio eletrónico

ociclista@aeanadia.pt

sábado, 2 de novembro de 2013

Dia das sopas – VII Mostra - Entrevista Coordenadora PES, Dra. Alexandra Gonçalves

Realiza-se hoje, em Vilarinho do Bairro, a VII Mostra de Sopas, uma atividade cujo início se deve, principalmente, à professora Maria Alexandra Gonçalves que é a coordenadora do Projeto Educação para a Saúde. Para conseguir mais informações, resolvi entrevistá-la, em nome da Equipa d’O Ciclista.
Apresento-vos, então, a entrevista:
O Ciclista – Bom dia, senhora professora Alexandra, sou do clube de jornalismo, O Ciclista, e gostaria que me respondesse a algumas questões.
O Ciclista – Por que resolveu dedicar um dia às sopas?
Professora Alexandra - Resolvi dedicar um dia à promoção do consumo da sopa, pela importância que esta tem na nossa alimentação. Já diziam os nossos antepassados “A sopa é tranca da barriga!”. A grande variedade de nutrientes com que a sopa é feita torna-a uma excelente fornecedora de grande diversidade de nutrientes, com grandes benefícios a nível de funcionamento do organismo. Os vegetais, tantas vezes pouco amados pelos mais novos, ao serem consumidos numa sopa, permitem um aproveitamento mais completo do seu conteúdo nutricional. A cozedura amolece as fibras e disponibiliza o aproveitamento maior de vitaminas e minerais. A melhor maneira de garantir o consumo adequado de diversos vegetais é através da tradicional sopa de legumes.
O Ciclista – Quais os objetivos que pretendia ver concretizados?
Professora Alexandra - Esta atividade tem como principais objetivos:
·         comemorar o “Dia Mundial da Alimentação";
·         fomentar a adoção de comportamentos e hábitos alimentares saudáveis;
·         reconhecer o valor nutricional da sopa;
·         sensibilizar a comunidade educativa para a importância da sopa na alimentação quotidiana;
·         promover a recuperação do uso da sopa nos hábitos alimentares das famílias e incentivar o seu consumo;
·         promover o envolvimento dos Pais no Projeto de Educação para a Saúde.
O Ciclista – Com a implementação dessa ideia, conseguiu atingi-los? E existiram, inicialmente, muitas dificuldades?
Professora  Alexandra - Sim, penso que esta é uma excelente forma de comemorar o “Dia Mundial da Alimentação”, por um lado incentivando o consumo da sopa, por outro promovendo um grande envolvimento de toda a comunidade educativa.
Estou certa de que esta é uma comunidade educativa que ano após ano está mais sensibilizada para a importância da sopa na alimentação quotidiana.
As dificuldades que tenho sentido não têm sido nesta escola, mas noutra escola do Agrupamento, onde a atividade não se tem conseguido implementar como seria desejável. 
O Ciclista – Esta é a 7ª Mostra de Sopas. Considera que, atualmente, os pais aderem mais a esta iniciativa?
Professora Alexandra - Tem sido muito compensador verificar o número cada vez maior de pais e até avós que têm vindo a participar na “Mostra de Sopas”, não só na confeção das sopas, como até para as saborearem. Este número tem vindo a aumentar todos os anos, mostrando uma cada vez maior disponibilidade da comunidade educativa para se deslocar à escola sem que tal seja uma obrigação pedagógica ou administrativa. 
O Ciclista – Os alunos têm contribuído para o bom funcionamento e enriquecimento deste dia?
Professora Alexandra - Apesar de normalmente avessos às sopas, os alunos, de modo geral, aderem bem a esta atividade, o que mostra que, devidamente sensibilizados, são capazes de fazer escolhas mais corretas, neste caso concreto em relação à sua própria alimentação.
O Ciclista – De ano para ano tem havido mais diversidade de sopas?
Professora Alexandra - Realmente a diversidade de sopas apresentadas pelos pais e professores tem sido surpreendente e, ano após ano, há as sopas tradicionais, mas também há sempre grandes inovações.
O Ciclista – Qual das sopas apresentadas na escola até hoje foi, para si, a mais original?
Professora Alexandra - Não consigo destacar a sopa mais original, até porque poderia ser injusta. Realço a importância da participação de todos, pois é o que permite o êxito da atividade.
O Ciclista – Por que é que a sopa deve fazer parte da dieta diária das pessoas?
Professora Alexandra - Algumas das razões para ser incentivado o consumo diário de sopa são:
·         é de fácil digestão;
·         sacia,
·         regula o apetite;
·         geralmente, apresenta um baixo valor calórico;
·         previne a obesidade;
·         não gera substâncias carcinogénicas;
·         disponibiliza uma grande riqueza de vitaminas e minerais;
·         é rica em fibras;
·         fornece substâncias antioxidantes e protetoras;
·         é importante para o bom funcionamento intestinal;
·         regula os níveis de colesterol sanguíneo;
·         equilibra dietas desequilibradas.
O Ciclista – Quer deixar algumas palavras para os leitores do jornal “O Ciclista” sobre o dia das sopas?
Professora Alexandra - Relativamente aos anos letivos anteriores, esta atividade teve um ainda maior sucesso, na medida em que se constatou uma grande adesão por parte dos Encarregados de Educação e familiares dos alunos, Docentes, Assistentes Operacionais, tendo todos contribuído com uma grande variedade de sopas. Gostaria de assinalar a tradicional mas sempre original participação da nossa Biblioteca Escolar, do Ensino Especial e do “histórico” J.J. Pela 1ª vez tivemos uma Assistente Operacional a confecionar uma sopa.
De destacar a preciosa colaboração das Assistentes Operacionais das três escolas do Agrupamento, que em setembro, costuraram dezenas de aventais, “design Paula Lucas”, com que agora pudemos “mimar” todos aqueles que com uma sopa tornaram possível a concretização da VII Mostra de Sopas. A minha gratidão ao E.E. de dois alunos da nossa escola, que generosamente ofereceu os crachás para prender os aventais.
Em nome do grupo de trabalho do Projeto Educação para a Saúde agradeço a colaboração de todos, com destaque para os Encarregados de Educação, cujo contributo foi fundamental para que a atividade fosse um sucesso, e também para os alunos, que neste dia mostraram o quão é importante a sopa na alimentação quotidiana. Foi importante também a colaboração prestada pelas Assistentes Operacionais da Cozinha, que prontamente lavaram vezes sem conta tigelas e colheres. Por outro lado, agradece-se a preciosa cooperação por parte dos Diretores de Turma e dos restantes docentes, que ano após ano têm contribuído para que esta iniciativa seja concretizada com êxito.
O Ciclista agradece a disponibilidade da professora Alexandra Gonçalves pelo seu contributo na implementação da “Mostra de Sopas”, e sobretudo, pelo esclarecimento prestado relativamente à importância da sopa na nossa alimentação.


Rúben Saldanha, O Ciclista

1 comentário: