Endereço de correio eletrónico

ociclista@aeanadia.pt

segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Celebra-se hoje o nonagésimo quinto aniversário do fim da Primeira Guerra Mundial

Faz hoje 95 anos sobre o fim da 1ª Guerra Mundial. Foi a 11 de Novembro de 1918 que se assinou o Armistício, ou seja a suspensão das operações militares.
No próximo ano assinala-se um centenário sobre este evento histórico, que a memória coletiva não deve esquecer, pela amplitude que envolveu e pelos efeitos nocivos que causou sobre grande parte dos países europeus.
Foi em julho de 1914 que começava o primeiro conflito com um caráter mundial, uma vez que mais de trinta países nele se envolveram e participaram.
O incidente que serviria de «rastilho» à guerra aconteceu em julho de 1914, com o assassinato do filho herdeiro do trono austro-húngaro, por um estudante sérvio. Mas as causas motivadoras do conflito estavam já delineadas desde o fim do século XIX.
Façamos uma pequena observação ao clima que se vivia na Europa à entrada do século XX. No velho continente desenhava-se uma instabilidade e divisão e nela iam crescendo perigosas tensões e rivalidades económicas. Grandes potências como a Alemanha, Grã-Bretanha e França competiam pela hegemonia europeia, estes países disputavam territórios para obter mercados para vender os produtos industriais, disputavam territórios pela posse de matérias-primas para as suas fortes indústrias, disputavam territórios para investir capitais em negócios lucrativos, em suma rivalizavam…e em simultâneo o nacionalismo crescia nos principais países europeus. A imprensa, a escola, as canções exaltavam as virtudes nacionais e iam incitando ao desprezo e ódio contra as potências consideradas inimigas. Enfim a Europa caminhava desunida e em direção à guerra.
Demos um pulo de 99 anos e olhemos para a Europa de 2013. Estaremos nós numa Europa muito diferente? Não estará na velha Europa a desenhar-se um cenário com algumas aproximações ao das vésperas da 1ª Guerra Mundial? Sentimo-nos todos Europeus de plenos e iguais direitos?
Um povo sem História é um povo sem memória e esta abre-nos o pensamento e a reflexão em direção ao mundo que nos rodeia. Somos europeus, temos história e temos memória, então convidamos no nonagésimo quinto aniversário sobre o fim da 1ª Guerra Mundial a pensar:
Que Europa nós somos? Estaremos a construí-la ou a destruí-la?
Trabalho realizado por:

Filipa Rocha e Inês Gama, 9º B

Sem comentários:

Enviar um comentário