Endereço de correio eletrónico

ociclista@aeanadia.pt

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Dia Internacional para a Tolerância – 16 de Novembro

O Dia Internacional para a Tolerância celebra-se a 16 de Novembro. Este dia foi instituído pela Organização das Nações Unidas em reconhecimento à Declaração de Paris, assinada em 1995 a 12 desse mesmo mês. São 185 os signatários, quer dizer os países que assinaram esta Declaração.
Esta Declaração de Paris fez parte do evento internacional do Ano das Nações Unidas para a Tolerância. Nela os estados participantes reafirmaram a "fé nos Direitos Humanos fundamentais", na dignidade e valor da pessoa humana e da intenção de poupar sucessivas gerações das guerras por questões culturais. Para levar a cabo esta nobre missão, os países declararam o incentivo à prática da tolerância e à convivência pacífica entre os povos vizinhos.
Aquando da assinatura da constituição da UNESCO em 1945, foi evocado o dia 16 de Novembro. A Declaração de Paris remetia à Declaração Universal dos Direitos Humanos que afirma:
  1. Todas as pessoas têm direito à liberdade de pensamento, consciência e religião (Artigo 18);
  2. Todos têm direito à liberdade de opinião e expressão (Artigo 19);
  3. A educação deve promover a compreensão, a tolerância e a amizade entre todas as nações, grupos raciais e religiosos (Artigo 26).
Graça Matos, O Ciclista

Sem comentários:

Enviar um comentário