Endereço de correio eletrónico

ociclista@aeanadia.pt

quarta-feira, 16 de junho de 2010

Homenagem a uma Directora de Turma

O dia 7 de Junho esteve cheio de actividades: para além da apresentação dos trabalhos realizados no âmbito da Área de Projecto, houve teatro, fantoches... E o fecho foi feito com chave de ouro através da leitura, perante todos os presentes no Polivalente, de um texto elaborado por uma turma do 9ºano para a sua Directora de Turma, profª Sara Castela. É esse texto que a seguir se transcreve:

7 de Junho de 2010

Só encontramos palavras de agradecimento para descrever tudo o que passámos, o que nos ensinou e todas as suas palavras de encorajamento sempre carregadas de optimismo.
Todos nós deveríamos ter uma “Sara” como professora, como Directora de Turma, como colega e até mesmo como amiga. Mais ainda, todas as profissões deveriam ter uma “Sara”, que transformou sonhos e projectos, primeiro em esperança e depois em pura realidade. E é justamente a possibilidade de realizar os sonhos que torna a vida tão interessante. O sonho de elevar bem alto uma simples escola numa grande escola, construída não de pedra mas de mãos.
“Porque as palmas das suas mãos
São dóceis pedras que sentem as palavras…
Deslizam nas suas colinas
Suavemente e deveras rente,
Rente a cada recordação
De cada em cada dia…
Que preencheu o coração
e o saber de muitos rebanhos.”
Nós, que já fomos o seu rebanho, vamos tentar prosseguir cultivando novos rebanhos, seguindo com orgulho as suas pegadas e ensinamentos.
Há pessoas de quem nós sentimos e gostamos de sentir amizade. São pessoas que atingiram um tal nível na profissão que permanecem sempre na nossa mente.
Há professores que ensinam, mas mais do que isso, nos protegem e encorajam com uma amizade tão grande, que permanecem para sempre nas nossas vidas.
Há pessoas cuja influência ultrapassa a nossa vida profissional, e passam para os nossos afectos.
Apesar dos gritos e raspanetes, foi sem dúvida um prazer ter uma professora tão paciente e sábia, a ensinar uma turma tão simpática, mas desinteressada. Só temos a agradecer tudo aquilo que aprendemos consigo.
Há pessoas que passam pelas nossas vidas e transmitem tal energia e vitalidade, que nos deixam imediatamente marcas duradouras, pela inteligência, pelo optimismo, pela força e energia com que defendem os seus ideais, pela serenidade com que reagem quando os momentos são de facto críticos. Você possui estas características, que nos fidelizam e emocionam pela personalidade e pelos actos.
É um momento de revelar sentimentos. Não é um momento de despedida, porque pessoas assim permanecem sempre nos nossos corações.
Obrigada por todos os momentos, bons e maus, passados consigo.

Beijinhos grandes desta turma maravilhosa...

9ºC

1 comentário:

  1. Fico muito feliz por ver reconhecido o trabalho de uma professora, este texto deve ser publicado e bem divulgado, pois só mostra que ainda vale a pena ensinar com sentimento e dedicação, apesar de todos os contras!
    Boa sorte para todos os alunos finalistas da EB 2,3 de Anadia.
    Alice Lourenço

    ResponderEliminar