Endereço de correio eletrónico

ociclista@aeanadia.pt

segunda-feira, 24 de abril de 2023

Voluntariado

Nos últimos anos, tem-se constatado que o número de voluntários tem vindo a aumentar. O voluntariado é, assim, uma atividade solidária para com o próximo, sendo esta posta em prática para minimizar alguns problemas que afetam a sociedade em geral.

Com o incentivo da nossa Diretora de Turma e por iniciativa própria, decidimos implementar esta atividade, de forma a experienciarmos algo de novo no nosso percurso escolar. O primeiro local que nos acolheu foi uma loja social, denominada “Salpicos de Carinho”. O objetivo desta loja é recolher e organizar os itens doados e distribuí-los pelos mais carenciados. Apesar de não termos tido contacto direto com as pessoas, reconhecemos a importância deste “simples” trabalho que ajudou e vai ajudar muitas pessoas. Após esta experiência, foi-nos proposto o projeto “Ser + em Anadia!”, que tem como objetivo a promoção do desenvolvimento de competências pessoais, sociais e escolares de crianças e jovens de contextos socioeconómicos desfavorecidos, favorecendo a igualdade de oportunidade. Para alcançar o nosso propósito, fomos ajudando os jovens, dando-lhes a conhecer métodos de estudo mais eficazes. Elaborámos jogos didáticos e levámo-los a desenvolver algumas competências, entre as quais a atenção, o empenho e a resiliência. Não só ajudámos a fazer os trabalhos de casa, como também promovemos um estudo mais regular.

Com este projeto, pretendemos atingir o nosso objetivo inicial, ou seja, ajudar diretamente as pessoas. Contudo, ao ajudarmos estes jovens, encontrámos alguns entraves, mas foi ao ultrapassá-los que conseguimos melhorar algumas das nossas competências e que queremos continuar a melhorar.

Catarina das Neves, n.º 6, Inês Nascimento, n.º 12, Mariana da Silva, n.º 17, Rita Pinto, n.º 25 – 10.º B - Cidadania e Desenvolvimento

Sem comentários:

Enviar um comentário