Endereço de correio eletrónico

ociclista@aeanadia.pt

sexta-feira, 14 de abril de 2023

Texto no âmbito dos direitos sexuais e reprodutivos

A adolescência é uma fase de desenvolvimento, descobertas, transformações e, sobretudo, um período de tempo no qual tomamos decisões que podem, ou não, influenciar drasticamente o nosso futuro. À partida parece ser algo assustador, mas a verdade é que nesta fase, muitas vezes, as opções que são escolhidas são feitas involuntariamente e, por outro lado, outras são e têm de ser feitas de forma consciente e autónoma.

Entre as inúmeras experiências que se vivem, marcam-se também o início das relações interpessoais e da relação com o íntimo de cada um. Seja rapaz ou rapariga, as mudanças são notórias tanto a nível físico como psicológico e é normal que surjam os primeiros namoros e, com estes, tudo o que dois indivíduos nesta fase podem e querem experienciar. No entanto, adolescência é sinónimo de responsabilidade e é necessário que haja consciência de que todas as ações que praticamos têm as suas consequências.

            De facto, quando se inicia o contacto sexual com o/a parceiro/a é importante que haja consentimento da parte de ambos, sempre que seja sugerido algo, assim como deverão ser usados métodos contracetivos em todas as circunstâncias. É essencial que haja equilíbrio emocional e maturidade. Estes conceitos aplicam-se aos rapazes e às raparigas, ou seja, os dois sexos devem estar em concordância e em sintonia no que toca à sua segurança e bem-estar aquando praticados estes atos. É possível relacionarmo-nos, contudo, sempre com a noção de que devemos recorrer a todos os meios, seja de informação seja de recursos, para que nada do que nós façamos constitua o início de algo prejudicial para o nosso futuro.

            Assim, de forma consciente, poderás desfrutar de todos os teus direitos no âmbito da sexualidade e, sobretudo, não esquecer o quão bom é ser adolescente e usufruir de uma nova fase na tua vida, sempre em alerta para os perigos, mas com toda a informação e ajudas disponíveis a teu redor.

             Em suma, ser adolescente é saber evoluir com responsabilidade, sem nos deixarmos dominar pelas emoções, de forma exacerbada.

Ana Silva, n.º 2; Maria Inês Pato, n.º 16; Pedro Morais, n.º 21; Rita Santos, n.º 24 - 10.º B - no âmbito da componente de Cidadania e Desenvolvimento

 

Sem comentários:

Enviar um comentário