Endereço de correio eletrónico

ociclista@aeanadia.pt

segunda-feira, 17 de abril de 2023

Métodos de estudo

Hoje, neste texto, irei falar de métodos de estudo, como podes melhorar o teu estudo e, consequentemente, melhorar o teu aproveitamento escolar.

“O teu método não está a resultar", "tens de mudar de método”, “assim não vais lá!” são tudo palavras que me disseram a mim e que, provavelmente, já te disseram a ti, e, sinceramente, tudo isto é verdade. Vejamos! Um dos erros que os alunos mais cometem é confiar demais na sua memória, por exemplo, se têm um teste com muita matéria ou com matéria global, se já acertaram num determinado exercício num dos testes e decidem que já sabem e que se vão lembrar, pode resultar uma, duas e até três vezes, mas depois vão acabar por esquecer os conteúdos e só se vão lembrar do que “absorveram” na aula.

Efetivamente, cada pessoa tem o seu método de estudo e não podemos esquecer que cada pessoa é diferente uma da outra, ou seja, para uns estudar será mais fácil do que para outros e, provavelmente, ficarás revoltado com isso tal como eu fico por vezes. Por exemplo, se tu tiras apontamentos, fazes exercícios, participas sempre na aula e sabes tudo e começas a estudar muito atempadamente e tens um colega teu que é craque, não estuda quase nada, não tira apontamentos, só faz exercícios quando é mandado, estuda na véspera e, mesmo assim, alcança uma classificação maior ou a mesma que tu, claro que vais ficar revoltado, mas não tens que estar, porque primeiro talvez esse colega capte muito bem os conteúdos da aula e não precise de estudar muito, apenas de fazer uma revisão, mas tu não sabes o outro lado da história. Existem vezes que eles dizem que não estudam, mas estudam o mesmo ou mais que tu e pensam a mesma coisa que tu em relação a eles.

Pessoalmente, aconselho-te a tirar muitos apontamentos nas aulas e, quando chegares a casa, deves lê-los e sublinhar o mais importante, as palavras-chave, para que, quando penses nessa palavra, a frase surja na tua cabeça. A segunda coisa que deves fazer será chegares a casa e, além de leres os apontamentos, veres o teu manual e fazeres exercícios relativos a essa matéria. Não te esqueças que os professores estão na sala para tirar dúvidas e não te deves sentir envergonhado em perguntar mais do que uma vez. Contudo, se, mesmo que já tenhas perguntado sei lá quantas vezes e mesmo assim não percebas, continuas a ter os teus colegas para fazer perguntas e todos os meios possíveis como a Internet, em casa ou se não tiveres, por exemplo, poderás recorrer à biblioteca escolar e ainda tens outros livros que podem abordar essa matéria de uma forma diferente. E, por último, mas não menos importante, deves estudar pelo menos meia hora as disciplinas em que tens mais dificuldades. Se vires que é demasiado, estuda dia sim, dia não, e vai aumentando progressivamente a frequência do teu estudo. Verás que, passado algum tempo, nem vais notar diferença.

Concluindo, existem várias formas para melhorar o teu estudo. Eu já te dei a conhecer as que eu implemento, mas, se mesmo assim não estiver a resultar, aconselho-te a ler o livro: “Métodos e técnicas de estudo”, de Fernanda Carrilho, pois, para além dos meus conselhos, ainda te apresenta mais.

Gonçalo Cruz, n.º 9; Martim Rodrigues, n.º 18; Rafael Arromba, n.º 23; Tomás Fonseca, n.º 28 – 10.º B - no âmbito da componente de Cidadania e Desenvolvimento

 

Sem comentários:

Enviar um comentário