Endereço de correio eletrónico

ociclista@aeanadia.pt

sexta-feira, 21 de abril de 2023

Direitos humanos - Valores humanos

Os valores são princípios morais e éticos que conduzem a vida de uma pessoa, são, também, formas de conduta que podem determinar decisões importantes e garantir que a convivência entre as pessoas seja pacífica. Certamente, estes fazem parte da formação da consciência de cada ser humano bem como da sua maneira de agir e de se relacionar numa sociedade.

Existem vários valores humanos, mas os que têm um maior impacto nas atitudes de uma pessoa são o respeito, a honestidade, a humildade, a empatia, o senso de justiça, a educação, a solidariedade e a ética.

O respeito é a capacidade de ter em consideração os sentimentos das outras pessoas, surgindo, por exemplo, sob a forma do respeito às diferenças, influenciando assim as decisões que tomamos, os nossos relacionamentos e a forma como vivemos. Este, também, significa a obediência das leis que são estipuladas numa sociedade e que devem ser seguidas de forma que a ordem seja garantida. Segundo Augusto Cury, "O sonho da igualdade só cresce no terreno do respeito pelas diferenças".

Sendo a capacidade de reconhecer as nossas próprias falhas ou dificuldades, a humildade relaciona-se com a ideia de agir com modéstia, de ter simplicidade nas atitudes e de saber reconhecer as próprias limitações, possibilitando a realização de novas experiências. De facto, a humildade também pode referir-se à maneira de agir com igualdade em relação às outras pessoas como uma forma de respeito. Como Miguel de Cervantes disse, "A humildade é a base e o fundamento de todas as virtudes e sem ela não há nenhuma que o seja".

Já que é a capacidade de perceber os sentimentos de outras pessoas, colocando-se "no lugar dela", a partir da empatia é possível entender os pensamentos e as atitudes dos outros. Verdadeiramente, o indivíduo, para desenvolver a empatia, deverá conseguir afastá-la das suas próprias ideias e convicções e olhar para um assunto com a perceção de uma outra pessoa, dando assim a importância aos sentimentos dos outros. Segundo as palavras de Carl Rogers, "Ser empático é ver o mundo com os olhos do outro e não ver o nosso mundo refletido nos olhos dele".

     No que concerne à habilidade de avaliar a existência de justiça ou injustiça em qualquer situação, ter um senso de justiça implica ter como princípio de vida agir com integridade e igualdade, tomando decisões corretas tanto para si como para os outros. Implica também sentir-se obrigado a opor-se a qualquer situação de injustiça, ainda que seja uma ocorrência que não esteja relacionada consigo próprio. Roubando as palavras a Desmond Tutu, "Se alguém fica neutro em situações de injustiça, ele escolhe o lado do opressor".

  Relativamente ao conceito de educação, visto que é agir de forma cordial e amável, é essencial para o ser humano saber relacionar-se com os outros, seguindo princípios de bom relacionamento que devem ser baseados no respeito mútuo. Agir com educação nas relações humanas é saber conviver com as outras pessoas em ambientes diversos. Este valor refere--se também aos processos de aprendizagem e ao desenvolvimento humano. Aproveitando as palavras de Pitágoras, "Educai as crianças e não será preciso punir os homens".

Centrando, agora, a atenção na solidariedade, em virtude de ser a capacidade de ter simpatia e atenção para com outra pessoa, caracteriza-se, assim, pelo interesse verdadeiro de se unir ao sofrimento ou à necessidade de alguém, ajudando esse ser no que for possível, sendo necessários sentimentos de desapego, empatia e de compaixão. Uma das maneiras mais comuns de "exercitar" a solidariedade é ajudar outra pessoa sem esperar nenhuma retribuição. Como Franz Kafka disse, "A solidariedade é o sentimento que melhor expressa o respeito pela dignidade humana”.

      Por último, a ética tem como base um conjunto de princípios que determinam as atitudes de uma pessoa. Esta significa viver de acordo com os três fundamentos principais da ética que, de acordo com Pitágoras, são o uso da razão, a decisão por boas condutas e o sentimento de felicidade. Em suma, ser ético é ter a consciência da importância de cumprir o dever e de agir com justiça em vista do bem comum da sociedade. Segundo José Saramago, "Se a ética não governar a razão, a razão desprezará a ética".

Óscar Fernandes, n.º 20, 10.º B - Cidadania e Desenvolvimento

Sem comentários:

Enviar um comentário