Endereço de correio eletrónico

ociclista@aeanadia.pt

quarta-feira, 19 de abril de 2023

Relações tóxicas

Hoje, neste texto, irei falar sobre o que são relações tóxicas e como elas nos podem influenciar a vida no dia a dia.

Várias pessoas pensam que uma relação tóxica existe apenas entre namorado e namorada, quando se maltratam física ou psicologicamente um ao outro. Contudo, as relações tóxicas podem existir também entre pais e filhos, por exemplo, um pai ou uma mãe alcoólico/a ou toxicodependente irá ter sempre comportamentos violentos para com o filho/a e esses comportamentos acabarão por influenciar a sua atitude no dia a dia.  O jovem em causa poderá ser muito reservado e não dizer nada a ninguém e devido à sua timidez, irá sempre rebaixar-se perante alguém, pois irá lembrar-se do que a mãe ou o pai lhe fez. Em contrapartida, poderá não ser nada reservado e poderá vir a ter o mesmo comportamento do seu pai ou mãe, passando a ser agressivo física e verbalmente, e, certamente, não quererá a ajuda de ninguém, pois vai achar que está certo e as outras pessoas é que estão erradas. Ora, quando esta última situação acontece, verifica-se que os rapazes são, geralmente, agressivos para com as raparigas, mas, nos últimos anos, tem-se também assistido ao contrário. A partir do momento em que isto acontece e se prolonga mais do que uma vez é porque um dos elementos ama o outro e acha que não voltará a acontecer, mas, se deixares abertura para uma vez, essa pessoa irá achar que tem a liberdade para o continuar a fazer mais e mais vezes e mais frequentemente. Sendo assim, nunca se deve deixar que essa pessoa faça algo a primeira vez, quer seja violência física ou psicológica. Como foi referido no início deste texto, normalmente, estes hábitos vêm de pais que, por sua vez, já vêm de avós..., por isso, tu NÃO vais conseguir mudar essa pessoa. De facto, se essa pessoa te ama mesmo, ela própria será capaz de mudar por ti, mudar perto de ti e NUNCA te agredir em termos físicos ou psicológicos.

Concluindo, nunca deves deixar que ninguém te magoe física ou psicologicamente. Deves, sim, ver e acreditar verdadeiramente que essa pessoa muda mesmo por ti e só aí a poderás aceitar de volta e não te esqueças, tu não podes nem consegues mudar uma pessoa, ela é que consegue mudar por ti.

Gonçalo Cruz, n.º 9; Martim Rodrigues, n.º 18; Rafael Arromba, n.º 23; Tomás Fonseca, n.º 28 – 10.º B - no âmbito da componente de Cidadania e Desenvolvimento

 

Sem comentários:

Enviar um comentário