Endereço de correio eletrónico

ociclista@aeanadia.pt

quarta-feira, 5 de abril de 2023

Angola como eu a vi : uma vida, uma história

 Fernanda Mota foi, durante uma vida, professora de Biologia e Ciências Naturais, na atual Escola Básica e Secundária de Anadia.

Durante a preparação de materiais, nos laboratórios da antiga Escola, conviveu com a auxiliar de ação educativa, Mercedes, que colaborava neste processo. As suas conversas versavam, como é evidente, aspetos profissionais. No entanto, também eram aproveitadas para, entre pipetas e tubos de ensaio, dialogarem sobre a vida de Mercedes Vieira. Foi destas confidências que surgiu, após a sua aposentação, o registo num pequeno caderno de momentos vivenciados ao longo dos anos.

Do encontro com a Professora, agora também aposentada, surge a conversa sobre essas outras conversas e a ideia desponta para escrever a história da vida de Mercedes.

Para escrever o livro foi necessária muita pesquisa sobre África e, muito particularmente, acerca de Angola, país que a autora nunca visitou, mas que, segundo as suas próprias palavras, acabou por conhecer bem!

O livro é, por isso, uma história real, da autoria da Professora Fernanda Mota, protagonizada por Maria.

Este é um livro que, conforme afirmou a própria autora, não teve qualquer revisão, como acontece com os grandes autores.

A história conta-nos a vida de Maria de uma forma apaixonante, retratando uma família que sai de Portugal para uma das suas então colónias, no continente africano.

É uma história povoada de incertezas, perdas e saudade, como a vida de qualquer emigrante, agravada pelas distâncias temporais, que nesse tempo eram ainda mais longínquas. Mas, também plena de alegrias e de pequenas realizações.

Foi este mesmo livro que, durante a Semana da Leitura na Biblioteca Escolar da Escola Básica e Secundária de Anadia, foi apresentado aos alunos, num ambiente de puro deleite.

É um livro que relata a vida. Conta uma história!

Merece, simplesmente, ser lido.

Boas leituras!

Graça Matos, Coordenadora Clube de Jornalismo do AEA – O Ciclista









 

Sem comentários:

Enviar um comentário