Endereço de correio eletrónico

ociclista@aeanadia.pt

sábado, 23 de julho de 2022

Maria

Maria tinha 7 anos e vivia com a sua avó numa pequena aldeia de onde nunca tinha saído. Era uma menina curiosa, gostava de aprender e tinha um sonho!

Maria não ia para a escola e, por isso, não convivia com outras crianças. Não havia transporte na aldeia e a avó, já idosa, não conseguia acompanhá-la. Preocupada com o futuro da neta, ensinou-lhe as letras e a menina aprendeu a ler com facilidade. Apesar de gostar muito da sua avó e de se sentir feliz ao seu lado, faltava-lhe alguma coisa O sonho dela era ir para a escola, conhecer outras crianças e … poder visitar uma biblioteca!

Maria e a avó tentavam juntar dinheiro para a menina poder realizar o seu sonho, mas, a cada dia que passava, tinham menos…

Numa tarde de setembro, em que a menina estava na terra a brincar com umas pinhas que tinham caído de um alto pinheiro no dia anterior, parou, na casa do lado, um carro. Vizinhos novos! E a melhor parte: tinham uma criança da idade da Maria.

Pareciam ser muito simpáticos e amáveis, a menina correu até ao carro e foi falar com o menino, e ele depois disse sorrindo:

- Olá, nós somos os vossos novos vizinhos!

Maria respondeu:

- Olá, que bom! Sejam muito bem-vindos!

Depois, enquanto os pais levavam as coisas para dentro, eles começaram a brincar, e, enquanto falavam, a Maria contou-lhe por que não ia à escola. O João, era este o seu nome, disse-lhe que ia falar com os pais.

Foi a casa e quando voltou vinha com os pais, que perguntaram a Maria:

- Então, querida, não vais à escola?

E a Maria contou-lhe a situação por que ela e a avó passavam, e os pais perguntaram se podiam falar com a avó dela.

E ela disse que sim, passadas umas duas horas de conversarem, a avó saiu com um brilho nos olhos.

Correu até a sua neta e disse lhe:

- Querida, vais começar a ir à escola com os novos vizinhos!

Rafaela Fernandes, 5.º G

Sem comentários:

Enviar um comentário