Endereço de correio eletrónico

ociclista@aeanadia.pt

sexta-feira, 21 de junho de 2019

Primeiro dia de Verão


 
 “Solstício” é um termo de origem latina e é composto por duas palavras: Sol e sistere (que não se mexe). Todos sabemos que a Terra gira em torno do Sol, movimento de Translação.
A Terra ao executar este movimento em torno do Sol atinge quatro posições chave: os dois solstícios e os dois equinócios. Estes definem o fim e, consequentemente, o início das quatro estações.

Os solstícios ocorrem quando o Sol incide na vertical sobre os dois Trópicos, o de Câncer, em junho, e o de Capricórnio, em dezembro. Os dois equinócios verificam-se quando essa verticalidade ocorre sobre o equador (março e setembro).
É neste mês de junho que ocorre o solstício que define o início do verão no Hemisfério Norte e o inverno no Hemisfério Sul.
Assim, pelas 16 horas e 54 minutos deste dia 21 de junho, em Portugal, ocorre, o solstício de junho, momento que marca oficialmente o início do nosso Verão de 2019. De referir que este é o dia mais longo do ano.
Lembramos que esta é a estação mais quente do ano é nela que se focam as principais férias dos portugueses. Apesar dos cuidados que se devem ter com a exposição ao Sol, caros alunos e todos os leitores, aproveitem o melhor que vos seja possível esta estação: o Verão!
Graça Matos, Prof.ª Geografia / O Ciclista


Sem comentários:

Enviar um comentário