Endereço de correio eletrónico

ociclista@aeanadia.pt

segunda-feira, 24 de junho de 2019

O papel do mar na vida do ser humano


Como todos nós sabemos, o mar sempre atraiu o ser humano, apesar dos seus segredos e perigos.
Tendo em conta esta realidade, na disciplina de Português, foi pedido aos alunos de 9.º ano que refletissem sobre o papel do mar na vida do ser humano. E “O Ciclista” quer, assim, presentear-vos com alguns dos textos criados pelos nossos discentes.
Sara Castela, Professora de Português/ O Ciclista

O perder de vista que nos fala!

A origem da humanidade e a sua sobrevivência está ligada ao mar. Os oceanos cobrem mais de setenta por cento da superfície do nosso planeta, são fonte de recursos e de biodiversidade, mas, apesar desta sua grandeza, muitas pessoas ainda não o puderam admirar.
Muitas histórias ainda estão escondidas nas suas profundezas e, por entre corais e peixes exóticos, escondem-se segredos inimagináveis ainda por descobrir. Por isso, a coragem de quem o percorre, a fim de o explorar e encontrar o desconhecido, tem sido uma fonte de inspiração para grandes poetas, exemplo disso são as histórias admiráveis de coragem narradas n’ “Os Lusíadas”, de Luís de Camões.
 Para mim, o mar simboliza a força e o poder da Natureza. Com efeito, se ele pudesse falar, contaria histórias sobre sonhos e viagens sobre tragédias e aventuras, sobre piratas e marinheiros, sobre heróis e tragédias, sobre a vida e a morte, sobre a guerra e a paz.
É impossível pensar em Portugal e não pensar no mar, pois ele está presente na nossa história, na cultura, na música e na poesia: “Ó mar salgado, quanto do teu sal/São lágrimas de Portugal!” (Fernando Pessoa). De facto, o nosso povo não seria o mesmo sem a influência trazida pelos marinheiros das terras e dos mares longínquos.
Em suma, o mar trouxe-nos o sabor das descobertas e das especiarias, mas também o sabor da tristeza pelas vidas que por lá se perderam a viajar.
Simão Cruz, n.º 24, 9.º F

Sem comentários:

Enviar um comentário