Endereço de correio eletrónico

ociclista@aeanadia.pt

sexta-feira, 28 de junho de 2019

O simbolismo do mar


O mar está, desde os primórdios, ligado ao Homem e à História. Ao longo do meu percurso escolar, tenho-o comprovado nos textos que leio nas aulas de Português, nos livros de Geografia, de História e de Ciências. O mar é, de facto, uma fonte de inspiração para poetas, uma riqueza na economia dos países ou um caminho para novas conquistas, como nos contam os historiadores. O mar atravessa, portanto, variadíssimas artes, como a literatura, a pintura e até o cinema.
A professora de Português perguntou-me: “E para ti, qual é o seu simbolismo? Para mim, o mar simboliza uma imensidão de ideias e de emoções. Em primeiro lugar, associo-o às férias e à liberdade, pois é em agosto que mais o descubro. Ah! E tão livre que me sinto!
Por outro lado, também o comparo à Vida, que ora é calma e tranquila ora nos atira ondas assustadoras em alturas de tempestade. E não é assim o mar?
Diria, também, que simboliza força e coragem, não só da própria natureza em si, como também do homem que o enfrenta! Quase o posso personificar: um “ser” matreiro, porém, poderoso e belo.
Por último, diria que o mar é, para mim, essencialmente, um símbolo de aventura. Será por eu ser português? Talvez! Como mundialmente se sabe, o mar, para Portugal, representa o espírito de conquista e a bravura de vencer o desconhecido, o que tememos, mas que queremos alcançar.
Rui Rosmaninho, n.º 23, 9.º F

Sem comentários:

Enviar um comentário