Endereço de correio eletrónico

ociclista@aeanadia.pt

terça-feira, 15 de julho de 2014

A leitura e o livro

Há muitas crianças que têm orgulho nas pessoas de quem gostam, que admiram, ou então porque fazem tudo bem. E eu? Bem, eu também, mas não só! O meu grande orgulho é saber ler e, claro, ter um livro para o poder fazer.
O engraçado é que, quando era pequena, ainda não sabia ler as letras e as palavras escritas nos livros infantis e, no entanto, já gostava de ler. Sim! Lia através das belas imagens desenhadas e viajava para mundos de fantasia. Transformava assim as histórias descritas em histórias que eu própria inventava.
Entretanto, quando aprendi a ler, não alcancei a sua importância, mas claro que gostava. Nessa altura, aprender a ler para mim era natural, pois todos o faziam. Pelo menos era o que eu pensava. Mas, sei agora que nem todos o podem fazer. E não penso apenas naqueles que, agora idosos, não tiveram oportunidade de aprender a ler, muitos porque não os deixaram. Penso, também, essencialmente em todas as crianças a quem, ainda hoje, é impedida a ida à escola.
Agora, infelizmente, oiço dentro de mim os gritos calados de milhares de pessoas, que choram a tristeza e a desilusão de não saberem ler.
Por outro lado, penso quão importante é e como eu ficaria, se não percebesse uma letra que fosse. Na verdade, penso como seria triste pegar num livro e não o poder ler, não o poder entender. Como eu seria pouco culta se não conseguisse que a minha imaginação voasse. Sim, voasse, pois sem ler livros, eu não me poderia inspirar, aprender, enriquecer a minha imaginação e sonhar.
Um livro é um amigo!
Ter um livro é… aprender, é nunca estar só, é conviver com diferentes gerações, civilizações e raças, é viajar para mundos diferentes, sem sairmos do nosso lugar. Enfim, ter um livro é magia!
Por isso, aconselho a todos aqueles que sabem ler que peguem num livro e comecem a ler, sem parar e deixem que o sorriso conquiste o vosso rosto, que a magia invada a vossa mente, deixem que as palavras vos seduzam e vos façam viajar.
Adriana de Matos Pedrosa

(texto de um teste de Português do 8º ano, ano letivo de 2011/2012)

Sem comentários:

Enviar um comentário