Endereço de correio eletrónico

ociclista@aeanadia.pt

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Tecnologias de Informação e Comunicação



As tecnologias de informação e comunicação, como os computadores, televisões, telemóveis, entre outras, são conhecidas pela maior parte do Mundo.
Estas novas tecnologias são muito práticas e interessantes, mas há muitas pessoas que não as usam da melhora forma, como os jovens.
Por vezes, existe um abuso por parte dos jovens para com as tecnologias. Como já referi, são mesmo bastante práticas, mas podem ter efeitos secundários na saúde, na vida social, etc.
No que toca à saúde, as tecnologias podem provocar cancro devido às radiações e, por isso, são bastantes perigosas. Mas também há muitos jovens que abusam da internet, dando informações e divulgando fotos, que podem trazer grandes problemas. Eles não sabem quem vê as publicações divulgadas na Net e isso é bastante perigoso tanto para a pessoa em causa, como para as que a rodeiam.
A informação que se transmite na Net fica toda ela registada, seja ela uma simples foto, seja um nome, um nickname, uma morada, ou qualquer outra informação. Por muito que apagues um sítio, que julgues teres apagado, ele permanece lá. Quantos já o viram? Quanto já o copiaram? E, depois há a própria base de dados, por exemplo do facebook. Embora desistas de uma conta ou a apagues, ela continua ativa. Tudo o que escreveste nela mantém-se algures. E alguém mais “espertinho”, consegue aceder-lhe.
Pega só neste exemplo: imaginas-te a andar pela rua a dizer segredos teus a pessoas desconhecidas e a oferecer-lhe de seguida uma fotografia tua? Pois é exatamente o que fazes numa rede social.
Pensa bem!
Também existem problemas de audição, provocados pelo som em volumes exagerados; problemas de visão, por se estar muitas horas a olhar para a luz vinda por parte de algumas das tecnologias. A isto damos o nome de poluição. Sim, poluição sonora e visual.
Cuidado, as tecnologias podem ser viciantes!
Jovens, não queiram estragar o vosso bem-estar! Vão para a rua brincar! É sempre mais divertido e também encontrarão várias pessoas com as quais poderão conversar. Também podem pegar num bom livro e ler, pois ler é bom e instrui, é educativo e ajuda-nos a crescer, a aprender e a apreender muito sobre a vida.
Como é óbvio, as tecnologias são importantes, mas não as tornem num vício, moderem os tempos que estão com elas.
Sejam o mais “naturais” possível!
Adriana Matos, 9º C

Sem comentários:

Enviar um comentário