Endereço de correio eletrónico

ociclista@aeanadia.pt

sábado, 23 de fevereiro de 2013

Passagens baseadas no Auto da Barca do Inferno de Gil Vicente


Vem Jotré Trocaste com os seus fatos, o seu dinheiro e os seus discursos e chega ao Batel Infernal e diz:

JT- Hou da barca!
       Está aí alguém?

Diabo- Quem vem i?

JT- Sou eu, o Jotré Trocaste,
       O perfeito e antigo
       Primeiro ministro de Portugal.

Diabo- Ah! Tu, sim, há tanto que te esperava!
              Como vens tão carregado?!

JT- Eu?! Carregado?!
       Nem por isso!
       Trago tudo o que me convém levar.

Diabo- Que é o qu ’ havês d’embarcar?

JT- Os meus discursos, os meus fatos e o meu dinheiro.

Diabo- Ora mui m’espanto
              Nom vos livrar o dinheiro.

JT- Ora claro! Pera o barqueiro.

Diabo- Muihihihihih, ora claro!
              Como se pudesses pagar a tua viagem!
               Aqui nom és tu que decides.

            Virando as costas, Jotré Trocaste foi procurar outra barca.
JT- Hou da caravela!

Anjo- Que fazeis vós aqui?

JT- Eu vim pera entrar,
       Podereis levar-me?

Anjo- Tu?! Ah!Ah!Ah!

JT- O que é que tem tanta piada?

Anjo- Nada, nada, mas tu,
             Na minha barca, não entras!

JT- Então, diz-me lá porquê?

Anjo- Porquê?! Ainda queres explicações?
            Subiste impostos, foste cruel para as pessoas,
             Foste imponente vezes sem conta,
             Viraste todo o país contra ti
             E, como se não bastasse, roubaste,
             Manipulaste, enganaste e troçaste de pessoas de bem.

JT- Eu?! Tudo o que disseste
       Foi para o bem do meu país e das pessoas.

Anjo- Pois olha, aqui tu não ficas
            Nem noutra vida hás de ficar.

            Voltando à Barca do Inferno.
JT- Ó da barca?!

Diabo- Vejo que voltaste.

JT- Sim! Ninguém vê que sou uma pessoa de bem
       E, para além disso, na Barca do Anjo,
       Não há escravos que cuidem de mim…

Diabo- Sim! Sim!
                Nesta barca há muito à tua espera
                E aqui, estarás sempre quente e nunca terás frio.

JT- Então, vou contigo!

Diabo- Sim! Entra, entra!

JT- Ahhhhhhhhhhhhhhhhh!
       Quente! Ardente!

Diabo- Muahahahahahahah!

Beatriz Simões, nº 5 e Maria Carlota Gomes, nº 18, 9º C

Sem comentários:

Enviar um comentário