Endereço de correio eletrónico

ociclista@aeanadia.pt

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Passagens baseadas no Auto da Barca do Inferno de Gil Vicente


Eis que chega ao cais uma figura acompanhada por um pobre companheiro e diz:
Titler – Bom dia!
Diabo – Ih! Ih!  Bom dia, Dadolf!
Titler – Já vi que tens bastantes homens em tua barca, e eu trago aqui um belo companheiro, um emplastro que não me serve de nada…
Diabo – Tenho sim, e tu quererás ser mais um? Certo?!
Titler – Apenas se me disserdes para onde vai tal barca …
Diabo – Para o Inferno, o forno das almas, é claro!
Titler – Ha! Ha! Há! E achas que eu mereço pertencer a tal sítio? Pois estás enganado!
Diabo – Eu estou enganado?! Hahah! Então, diz-me porquê? Pois o único que não pertence aqui é o teu acompanhante, este pobre judeu.
Titler – Um porquê? Se fosse apenas um… sempre fiz o bem, tudo o que fiz na terra foi para o bem do meu povo
Diabo – Para o bem?! Não será antes para o mal? Mataste, prendeste e maltrataste inocentes, como se nada mais existisse e dizes-me tu que foi para o bem?!!!  Ah! Ah! Tu pertences aqui, Dadolf!
Titler – Ó Diabos me mordam! Vou mas é procurar outra barca, pois já estou pesado de te ouvir!

            Então, Dadolf Titler caminha para a barca do Paraíso, à procura do Anjo e diz:
Titler – Alô! Quem aqui está?! Olá! Olá! Olá!
Anjo – Que fazeis tu aqui?
Titler – Venho procurar a minha salvação, pois pecados não tenho!
Anjo – Pecados o quê?! Não tens? Ah! Ah! Pecados, os homicídios, melhor até! Genocídios, a ganância, a exploração, a avareza, a maldade, a tirania, o desprezo pelos demais, o preconceito, a injustiça, o materialismo, tudo são coisas que te pertencem, pois passaste a vida a praticá-los.
Titler – Não podes insultar dessa maneira tal pessoa que eu sou.
            Dever ter mania de boi. (aparte)
            Olha que te cresçam pernas de sapo e chifres de cabras, pois em vida sempre fui respeitado.
Anjo – Aos teus insultos não respondo, apenas fico com o teu pobre judeu, que bem foi diferente de ti e tanto sofreu em tuas mãos!
            Titler nada agradado com a situação, sente-se forçado a regressar à barca do Inferno …
Titler – Ó da barca, não partireis sem mim, pois não há razão para continuar à espera d’outra.
Diabo – Ih! Ih! Ih! Sim, sim, pões aqui só um pé, que a tua alma já se foi …

Maiara Melo e Sofia Afonso, 9º C

Sem comentários:

Enviar um comentário