Endereço de correio eletrónico

ociclista@aeanadia.pt

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Passagens baseadas no Auto da Barca do Inferno de Gil Vicente


Após o estudo do “Auto da Barca do Inferno” de Gil Vicente, alguns alunos do 9ºano, turma C, resolveram criar as suas próprias passagens, com figuras públicas dos nossos dias, dando-lhe o seu ar de graça.

Sara Castela, Professora de Língua portuguesa / O Ciclista



Vem Titor Raspar com um carro, um avião, uma mala de dinheiro e uma coroa e chegando ao cais, dirige-se logo à barca do Inferno e diz:

T.R. - Hou da barca! Hou da barca!
Diabo – Já te esperava já há algum tempo, meu parente.
T.R. – Era preciso salvar o país e eu morri.
Diabo – Eras tu quem ia salvar o país?! … Ah, ah, ah
T.R. – Por que te ris?
Diabo – Roubar das bocas que devias alimentar, ganhares mais de 2 a 5 mil euros, enquanto havia pessoas que não comiam há dias?!
T.R. – Para onde é a viagem?
Diabo – Para onde escolheste.
T.R. – Então, vou para o Paraíso! Fiz bem às pessoas, tirei os subsídios às instituições de solidariedade social, os subsídios de férias e de Natal, subi impostos … tudo para o bem do país.
Diabo – Para o bem do país e mal dos portugueses!
T.R. – Os portugueses têm de fazer sacrifícios!
Diabo – Menos os políticos como tu! …
T.R. – É claro! Mas para onde é a viagem? Já perguntei!
Diabo – Para o calor ardente!
T.R. – Nem penses! …

  Dito isto, dirigiu-se até à barca do Paraíso.

          Hou da barca! Ei! Hou da barca!
Anjo – Que quereis?
T.R. – O que haveria eu de querer?! Quero ir para o Paraíso.
Anjo – Não quero pecadores na minha barca!
T.R. – Pecador, eu?!
Joane – Ah! Ah! Ah! Nem sabe o que fez, nem se apercebe que fez o mal desde que entrou para o governo!
T.R. – O mal?!
Joane – Ó Rasparzinho, é claro que não, descer as reformas e ordenados, subir impostos, levar ao desemprego todo o Portugal, ter um ordenado bruto, mas bruto
(interrompendo o Joane …)
T.R. – Temos de pagar à TROIKA, o FMI exige corte nas despesas.
Anjo – Ninguém entra na minha barca com essa mala, essa coroa de poder aliás abuso de poder, esse carro e esse avião de estravagância!
T.R. – Ser insultado é que não! Eu sou o poder!
   (vai novamente à barca do Inferno)
           Hou da barca! Há espaço para mim?
Diabo – Sempre e sê bem-vindo!
T.R. – Oh! Que vida injusta! Oh! Quem me cegou …

Matilde Simões, nº 21, 9º C

1 comentário:

  1. Adoro sempre ver que os nossos alunos,afinal, não perderam o seu sentido de humor.
    Parabéns!
    GM

    ResponderEliminar