Endereço de correio eletrónico

ociclista@aeanadia.pt

quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Espumantes da Bairrada


Há pouco tempo, informámos que os alunos de 7º ano de escolaridade se encontram a estudar diferentes tipos de textos de carácter jornalístico, entre os quais a notícia, a reportagem e a entrevista.
Hoje, vamos então dar-vos a conhecer uma entrevista efetuada por um aluno do 7º F e que foi realizada precisamente nas Caves de São Domingos, situada na nossa região.
Ora vejamos!
Sara Castela, O Ciclista

Espumantes da Bairrada

A atual região da Bairrada foi pioneira na produção de espumantes em Portugal.
Nos finais do séc. XIX, mais concretamente no ano de 1890, iniciou-se a produção de espumantes, após três empreendedores terem adquirido conhecimentos profundos na região de champanhe.
O sucesso dos espumantes portugueses foi tal que obtiveram no ano de 1900 a medalha de ouro, no concurso internacional em Paris. A partir deste evento, surgiram na Bairrada muitas empresas, que se dedicaram à produção de espumantes. No entanto, atualmente, este é um setor em grande dificuldade e grande parte destas empresas encontram-se encerradas.
Para obtermos mais informações sobre este assunto, resolvi entrevistar Alberto Rocha, um comercial das Caves São Domingos.
JR.- Há quanto tempo exerce a sua profissão?
AR.- Iniciei-me como comercial, na área dos vinhos, há 27 anos nas, então, designadas Caves Monte Castro.
JR. -Quais as zonas do nosso país onde exerce a sua atividade?
AR. – Exerço a minha atividade um pouco por todas as regiões, incluindo as ilhas (Madeira e Açores)
JR. – Conhecendo bem este tipo de mercado, quais as diferenças que existem em termos de consumo de produtos entre o Norte e o Sul?
AR.- No Norte, ou seja, acima de Coimbra, deparo-me com grandes conhecedores e apreciadores dos espumantes. Porém, se nos encaminharmos mais para Sul, os hábitos de consumo deste produto são mais reduzidos e os consumidores são menos esclarecidos.
JR.- Com a crise económica que, neste momento, o nosso país enfrenta, como estão a conseguir ultrapassar esta situação?
AR.- Tentando esclarecer os consumidores sobre a nossa qualidade e conquistando novos pequenos mercados.
JR.- Muito obrigado pela disponibilidade dispensada.
AR – Obrigado eu também pela preocupação revelada, no que diz respeito a este assunto que tem a ver com a nossa região, a Bairrada.
E para finalizar, podemos assim concluir que este setor tem tido altos e baixos devido em grande parte à concorrência de produtos similares estrangeiros a preços mais reduzidos. No entanto, as caves que restam têm-se empenhado em produzir espumantes de grande qualidade, para ultrapassar as dificuldades

João Pedro Rocha, nº 14, 7º F 

1 comentário:

  1. SOMOS MUITOS PORTUGUESE AQUI .....E.U.A ....LOUISVILLE-TENNESSE LEITAO ASSADO JA SE .....COMEU MAS ESSE MARAVILHOSO ESPUMANTE PORTUGUES E QUE NAO ...... ...NAO HA NADA QUE CHEGE AO ESPUMANTE DA NOSSA BAIRRADA

    ResponderEliminar