Endereço de correio eletrónico

ociclista@aeanadia.pt

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Dia Internacional das Montanhas


Ontem, dia 11 de dezembro de 2011, celebrou-se também, o Dia Internacional das Montanhas.
Muitos dos nossos leitores devem questionar-se porque é que este é um dia a celebrar.
Podíamos apenas referir que as montanhas são ecossistemas terrestres e, como tal apresentam uma grande biodiversidade de fauna e de flora, e diversidade cultural que lhe confere uma extraordinariamente importância.
Mas, não é só!
As montanhas são lugares, por excelência, de lazer, onde se pode encontrar uma beleza paisagística única e indescritível. Desde os simples passeios, a pé ou de bicicleta, as merendas, os banhos nos lagos e rios esplêndidos (com vigilância!), o deslizar na neve, a escalada, a canoagem e mais, muito mais!…
As montanhas são o principal centro abastecedor de água potável. Esta água abastece toda uma população, não apenas aquela que se localiza nas próprias áreas montanhosas, como toda a população.
Desde há muito que assistimos à destruição de património natural e cultural encetado pelo Homem. Hoje, O Ciclista pretende alertar para a destruição e degradação paisagística deste extenso e importante património, que são as montanhas. Esta destruição é particularmente visível nas áreas onde a pressão humana aliada ao aquecimento global e às consequentes alterações climáticas mais se faz sentir.
Muitos são os “massacres” a que as montanhas têm sido sujeitas, mas, apenas vamos salientar alguns. O degelo provocado pelo aumento do efeito de estufa. As próprias inundações, fruto das chuvas que em excesso se aliam a um desordenado povoamento humano. O aumento das temperaturas que se transforma num calor insuportável faz aumentar o número de incêndios, que dizimam áreas de valor incalculável.

A Equipa d´O Ciclista

Sem comentários:

Enviar um comentário